quarta-feira, 5 de março de 2008

Ainda sobre o MEP – Movimento Esperança Portugal

Embora com um ligeiro atraso, o site do MEP já se encontra no ar (www.mep.pt). Possuem também um blogue. Lá já se consegue vislumbrar um pouco melhor as intenções do movimento que quer ser um partido.

O discurso de abertura, de criar pontes, de se situar ao centro do centro começa a ganhar alguma forma, mas não muita. Identificam-se com a corrente do humanismo, citando figuras tão diversas como Luther King, De Gaulle e Robert Kennedy. Elogiam Monet Schuman e Adenauer.

Em termos de prioridades, enunciam princípios como “sociedade de famílias”, “cultura de pontes”, “democracia mais próxima do cidadão”, “solidariedade Intergeracional”, entre outros. No fundo princípios muito genéricos que, não sendo propriedades exclusivas da esquerda ou da direita, poderão ter alguma aceitação junto do eleitorado. As posições ou propostas ainda não existem. Serão construídas pela sociedade civil.

Certamente conseguirão as assinaturas necessárias à sua constituição como partido. Mas tal não chega. Precisarão de erguer bandeiras fortes, precisarão de caras conhecidas, precisarão de ganhar a comunicação social e os opinion makers. Tal não é fácil, como sabemos. Mas veremos como decorrerão estes próximos tempos.

3 comentários:

samuel disse...

Por enquanto parece apenas uma coisa muito conveniente para servir de almofada aos descontentes do socratismo. Muito conveniente.

João Ricardo Vasconcelos disse...

Sou um pouco mais cauteloso. Poderá servir de almofada ou, caso tenha algum sucesso, poderá sempre retirar alguns eleitores ao PS.

O eleitorado do PS é sempre o mais vulnerável a este tipo de iniciativas. Sem querer entrar em comparações extremas, vejamos o que se passou com o PRD, com o BE e com o Movimento do Manuel Alegre.

Tenho dúvidas que o MEP tenha sucesso dadas as dificuldades já encontradas por outros partidos que tentaram entrar no espaço político nacional. As probabilidades de sucesso são baixas à partida. Mas será interessante acompanhar o que se passará nas próximas semanas/próximos meses.

Anónimo disse...

Parece-me que vai ter muito sucesso.....
Esperem para ver..... vai ser um furacão!