sexta-feira, 14 de março de 2008

Controlo de Computadores na Assembleia da República

O Público noticia hoje que o controlo na utilização dos computadores na Assembleia da República poderá ficar mais apertado. O acesso a conteúdos “perigosos” poderá dar direito a uma monitorização apertada por parte dos Serviços de Informática da AR.

Os conteúdos considerados abusivos pelos serviços da AR dizem respeito a pornografia, droga, agressão, jogo, violência e pirataria informática. Ficámos, deste modo, a saber que desde 2006 há um bloqueio automático a sites que se insiram nas referidas categorias. E ficamos também a saber que, desde o início deste mês, existe um despacho a determinar que o centro de informática passe a monitorizar os computadores que persistem na consulta de sites das referidas categorias.

Embora considere uma má política, acaba por ser normal que muitas empresas bloqueiem o acesso a determinados conteúdos aos seus funcionários. Mas constatar que tais medidas são aplicadas na Assembleia da República é, no mínimo, estranho… A casa dos representantes da nação possui políticas internas para controlar o tipo de utilização da Internet efectuada?!? Muito estranho…

1 comentário:

Anónimo disse...

Faz pensar no que mais será "controlado" lá dentro...