domingo, 16 de março de 2008

Tibete: O Grande Calcanhar de Aquiles dos Jogos Olímpicos

Com os Jogos Olímpicos, a China joga a imagem que quer passar para o mundo. A causa do Tibete será o maior calcanhar de Aquiles. A violência que sexta-feira ocorreu em Lhasa mostra bem a dinâmica que poderá ocorrer nos próximos tempos.

São poucas as informações que chegam do que sucedeu exactamente na sexta-feira. O regime já tratou de controlar a informação que parte para o exterior do país. Confrontos violentos entre manifestantes e as autoridades resultaram em diversos mortos. Fontes governamentais falam em 10 mortos. Fontes próximas do Dalai Lama contrapõem com mais de 100 mortos.

A China fará um grande esforço para controlar a causa do Tibete, evitando ruídos que possam manchar a imagem de potência continental em mudança, motor de progresso e aberta ao mundo. Mas os activistas do Tibete em todo o mundo já perceberam que o mediatismo dos Jogos Olímpicos é uma oportunidade única para difundirem a sua mensagem.

Sob pretexto ou não dos Jogos Olímpicos, esperemos que a opinião pública mundial esteja atenta. Este blogue estará.

4 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente este método agressivo já
vem sendo um hábito adquirido pelo governo Chinês quanto ao povo tibetano. Atentos temos estado mas não tem servido de muito, pois não?

Anónimo disse...

É preciso mais do que atenção, sob pena deste se tornar um assunto corrente. Um assunto chato que o mundo há muito assobia para o lado.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Sinceramente, acho que nem com Jogos Olimpicos, nem com nada, a política da China relativamente ao Tibete mudará. A mensagem parece-me já difundida e também não acho que o mundo assobie para o lado, simplesmente a China é muito grande (em todos os sentidos) e os outros actores, por muito que queiram, pouco podem fazer.

João Ricardo Vasconcelos disse...

B: Concordo que a atenção parece pouco dada a calamidade instalada. Mas, no momento actual, a dita "atenção" conseguirá ver a sua força multiplicada.

Rui Gamboa: Meu caro, também não sou um optimista quanto às possibilidades de mudança na China. Se não estou em erro, julgo até que já manifestei isso mesmo num comentário recente a um post no Máquina de Lavar. De qualquer modo, a proximidade dos Jogos Olímpicos pode fazer uma pequena grande diferença. Ainda hoje ouvi na rádio que o Presidente do Parlamento Europeu colocou a hipótese de apelar a um boicote político às cerimónias oficiais de abertura dos Jogos. Terei ouvido mal?