quinta-feira, 13 de março de 2008

Jogos Olímpicos de Pequim e a Mudança na China

A realização de um evento como os Jogos Olímpicos num país como a China não é algo que possa passar despercebido. As reacções já se fazem sentir há muito, mas têm vindo a crescer naturalmente com a aproximação do evento.

A última grande polémica girou em torno da demissão de Steven Spielberg do cargo de conselheiro artístico dos Jogos Olímpicos de Pequim. Motivo: a China não tem feito o suficiente para pressionar o governo do Sudão, seu aliado, na gestão da crise do Darfur. Mas outras polémicas têm sido geradas, nomeadamente sobre a questão do Tibete ou sobre o incontornável tema do respeito pelos direitos humanos e pela democracia na China. Como seria de esperar, o governo chinês tem reagido argumentando que um “grupo de indivíduos e forças contra a China que querem causar prejuízo”.

A realização de um evento com a envergadura e simbolismo dos Jogos Olímpicos poderá gerar essencialmente dois tipos de dinâmicas distintas:

1) Legitimação crescente do regime;
2) Mediatização dos problemas do regime;

No momento presente, existe naturalmente um jogo de forças entre as duas dinâmicas. Qual delas sairá vitoriosa?

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente o Cartoon é a síntese perfeita do que penso em relação à China. Se os EUA tivessem cojones boicotavam a sua participação.
JNAS

samuel disse...

Não sei qual a dinâmica que sairá vitoriosa.
Sei qual preferia... era ninguém lá pôr as pés!
E sim... o cartoon é magnífico!

Abraço