domingo, 23 de março de 2008

Menezes e as Precipitações Oportunistas

Sobre o mediático incidente da aluna que agrediu a professora, Luis Filipe Menezes já disse de sua justiça: responsabiliza o Governo pelo aumento de violência nas escolas, que considera ser "uma consequência da incapacidade da política".

Para Luís Filipe Menezes, a violência nas escolas decorre também do facto de as medidas tomadas por este Governo terem sido percebidas como "um convite ao facilitismo". Humm… Um nexo causal bastante poderoso…

É natural e desejável que o líder do PSD se posicione sobre cada assunto que surge na agenda. E é natural que o faça tentando captar dividendos. Mas, já agora, de vez em quando, se não for pedir muito, convinha que o fizesse com algum nexo.

2 comentários:

Ricardo Giesta disse...

Não sabem fazer mais nada do que criticar o "G"overno..."Homem assalta banco: a culpa é do Governo..."Aluna agride professora: a culpa é do Governo..."Cardozo dá cotovelada em Tonel: a culpa é do Governo..."Sócrates não desce os impostos: a culpa é do Governo...chiça já chega!

Pedro Lopes disse...

Até porque Menezes tem tempo para fazer uma oposição séria, apresentando ideias concretas, em lugar de despejar atoardas de cada vez que é noticiado um qualquer episódio.

No entanto, devemos olhar para este fenómeno (o do crescente número de agressões a docentes) com a atenção que o assunto merece.
É necessário, e com urgência, passar a mensagem aos aulunos e pais, de que cenas como esta não são, de todo,permitidas e merecem uma punição exemplar.

Ao mesmo tempo, h´+a que actuar nas causas, não descurando a repreenção do acto, ou o acompanhamento psicologico de um/a agressor/a, pois por vezes tais comportamentos são desencadeados por revolta ou desajustamento social. E estes problemas, não se resolvem só com punição.

Depois, e para que se acabe com esta tendência, há que intervir nos meios de origem, nas familias e comunidades, de modo a reeducar e conscêncializar para novas práticas e regras.

Muito há a fazer.........não só criticar e apontar culpados.