quarta-feira, 5 de março de 2008

Manifestações e Contra-Manifestações

As manifestações de professores prosseguem por todo o país. Uma grande manifestação está convocada para este sábado em Lisboa. O PS/Governo respondeu com um grande comício convocado para dia 15 de Março no Porto. Desde o PREC que não se via algo assim.

É certo que a democracia portuguesa não está habituada a grandes manifestações de apoio a um Governo. Certamente pelas más memórias do Estado Novo ou pelas insónias ainda hoje provocadas pelo Verão Quente de 1975. E é também certo que este tipo de iniciativas acontecem noutras democracias europeias.De qualquer modo, não deixa de ser uma estratégia no mínimo inovadora no contexto nacional a opção por um grande comício de apoio.

Mas quais os objectivos a atingir? Conseguir mobilizar o aparelho do partido para os fortes embates que se têm feito sentir? Conseguir mostrar que o Governo ainda goza do apoio de uma maioria silenciosa? Em qualquer uma das opções, o comício do PS no Porto certamente alimentará ainda mais a onda de manifestações contra o Governo. Ou seja, trata-se de uma estratégia um “bocadinho” arriscada…

Sem comentários: