domingo, 1 de junho de 2008

Resultados das Eleições no PSD – Breve Análise

As eleições chegaram ao fim e, tal como se esperava, Ferreira Leite venceu. Os resultados vão um pouco além do que era expectável há apenas duas ou três semanas atrás.

Os 37,67 % obtidos por Ferreira Leite estão bastante aquém do favoritismo com que arrancou nesta corrida. Dia após dia foi vendo a sua larga vantagem diminuir. Mais uma ou duas semanas de campanha poderiam ter ditado um resultado diferente.

Passos Coelho surpreendeu com os seus 31,07%. Ultrapassou Santana e mostrou ser bastante mais do que uma mera jovem promessa. Ficará certamente à espreita, aguardando o pós-2009.

Santana ficou em terceiro, um lugar não muito dignificante para um ex-primeiro ministro. No entanto, os seus 29,8% demonstraram que, para espanto de muitos, ainda tem grandes apoios no partido. Quanto ao seu futuro, julgo que ninguém arrisca futurologia aplicada a Santana Lopes…

Relativamente às consequências destas eleições para o PSD, o resultado bastante dividido poderá deixar marcas. Mas tudo dependerá do estado de graça que for atribuído a Ferreira Leite pelos seus adversários internos. Como é natural, tal está por sua vez dependente dos seus primeiros embates com Sócrates.

4 comentários:

jgoncal disse...

Deixo uma questão para o caso de querer debruçar-se sobre ela, e que me têm dado que pensar..

Que líder parlamentar terá o PSD com MFL? José Luís Arnaut? Aguiar Branco?!O regresso de Marques Guedes?
O nome de Mota Amaral é possível ou é uma idiota ideia minha?

Anónimo disse...

A Ferreira Leite deve sobreviver no cargo até 2009. Mas os primeiros debates com Sócrates logo demonstrarão que não é a líder que o PSD tanto procura.

Anónimo disse...

Boa tarde!
Antes demais parabéns pelo site!
Convido-o agora a ver a agenda semanal d'A Mesa Redonda:

Segunda-Feira: Análise exaustiva à época do Benfica, bem como análise individual a cada um dos jogadores, bem como a sua permanência.

Terça-Feira: Análise à nova equipa técnica do Benfica e pequena visão sobre a nova época.

Quarta-Feira: Análise e comentário à decisão da Uefa sobre a participação ou não do FC Porto na Liga dos Campeões.

Quinta-Feira: Apresentação da cobertura do Euro 2008 pel'A Mesa Redonda.

Sexta-Feira: Fecho da sondagem sobre o onze inicial de Portugal, minha análise e comentários à mesma.

Visitem:

http://amesaredonda.blogspot.com/

E toda a actualidade desportiva também em:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

João Ricardo Vasconcelos disse...

Caro jgonçal,

Questões complicadas. Mas posso naturalmente arriscar alguns comentários

Julgo que Arnaut está fora dessa corrida. Quantos às restantes hipóteses, Aguiar Branco pode ser uma possibilidade... Mas sinceramente não sei quem são os principais aliados de Ferreira Leite no Grupo Parlamentar.

Relativamente a Mota Amaral, é um senador. Estará certamente pouco interessado em "arregaçar as mangas e sujar as mãos" na liderança de uma bancada parlamentar. O estatuto de senador que adquiriu é bastante mais compensador em termos políticos.