quinta-feira, 9 de abril de 2009

E que tal as pessoas decidirem?

A polémica em torno da Associação Nacional de Farmácias e os médicos acaba por reflectir bem o paradigma do “zangam-se as comadres…”. Acusações mútuas entre os interesses “obscuros” de cada uma das partes desviam a atenção da opinião pública do essencial.
.
Da mesma maneira que não faz sentido o farmacêutico poder substituir o medicamento de marca receitado por um genérico, também não faz sentido que o cidadão esteja 100% dependente da boa vontade do médico em assinalar na receita a possibilidade do genérico.
.
A solução passa naturalmente por a receita ser passada com base no princípio activo. Nada deverá impedir que o médico recomende veementemente determinada marca, assim como o farmacêutico também poderá fazer o seu papel. Mas a decisão última deve, como é evidente, ser do cidadão. Estarei a ser demasiado simplista?

4 comentários:

pedro lopes disse...

Caro JRV,

não.

E esta situação é ainda mais penosa para os pensionistas que deixam metade das suas parcas reformas na farmácia.
No limite, poderia o utente/doente assinar um termo de responsabilidade, onde assume a responsabilidade pela troca por um genérico.

O que não faz sentido é ser o médico a limitar/ proibir essa substituição.

mas a prescrição do princípio activo, parece-me a solução de futuro.

Cumprs.

Paulo Pereira disse...

As farmácias tomaram esta posição, com base no lucro, estou convicto.
E os médicos, não aceitam que os medicamentos receitados sejam substituídos por genéricos, com base em quê?
Põem em causa a qualidade do genérico, que tem o mesmo princípio activo?
Por mais explicações que os médicos deem, eu não percebo.
Penso que se está a reeditar a luta pela limitação dos números clausus aos estudantes de medicina, com os resultados nefastos já conhecidos.
Nesta luta de lobbies, quem deve ser responsabilizado pela defesa do utente será sempre o legislador, por isso é crucial que estes, os membros da assembleia, respondam ao país por que raio aprovaram esta lei.

jkts disse...

Os genéricos não oferecem coisas (Mp3´s, ipods, aparelhagens, etc) nem pagam viagens para congressos na China e nos States.

Manuel Padilha disse...

O facto de dois medicamentos terem o mesmo princípio activo não significa que actuem necessariamente da mesma forma.

Conforme o tipo de revestimento do comprimido/cápsula e os excepientes usados a absorção pode ser mais lenta ou mais rápida, mais ou menos completa.

Doentes crónicos que tomam a mesma droga há muitos anos (e têm variado de medicamento ao longo do tempo por força das circunstâncias) atestam isto mesmo: "uns medicamentos funcionam melhor do que outros".

Existe também um problema em permitir que um medicamento seja substituído a meio do tratamento (como pode acontecer quando se usa o critério estritamente económico): pacientes idosos, que tomam vários medicamentos diferentes todos os dias, com posologias diferentes podem - e frequentemente ficam - baralhados se um comprimido mudar de forma ou cor durante o tratamento. Daí resultam facilmente sobre e sub-dosagens que podem ser inócuas ou gravíssimas conforme os casos.

Serem as pessoas a decidir parece uma solução boa na medida em que responsabiliza a pessoa que, à partida, é a principal interessada em tomar a decisão correcta. Mas é preciso garantir que os doentes têm toda a informação necessária para tomar a decisão correcta, e isso pode não ser fácil de conseguir.