segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Galp é muito poupadinha…

O Correio da Manhã noticia hoje que os seis administradores da Galp ganharam em 2008 cerca de quatro milhões de euros. Possuem um salário médio mensal de 48 700 euros. Beneficiam ainda de um Plano Poupança Reforma que em 2008 recebeu uma contribuição da empresa de 90 000 € por administrador.
.
O artigo do CM acrescenta que a petrolífera não possui “qualquer sistema de prémios ou participação nos lucros” para os administradores. Por outro lado, no caso do administrador cessar funções antes do fim do mandato, apenas leva para casa uma compensação de duas remunerações mensais.
.
A Galp é muito poupadinha, não é? Pudera. Com salários e PPR destes, quem necessita de prémios e garantias? Sem querer cair num discurso excessivamente igualitarista, pergunto se serão normais este tipo de salários? Será normal que alguém aufira por mês cerca de 10 000 contos (moeda antiga) e beneficie ainda de um PPR de 20 000 contos por ano?
.
E será normal que tal aconteça precisamente no ano em que a crise financeira estalou, o petróleo atingiu preços recorde e as petrolíferas choraram lágrimas de crocodilo por terem de aumentar os preços finais para os consumidores?

1 comentário:

Blondewithaphd disse...

Será que aceitam currículos de Louras um pouquinho bimbas, é certo, mas muuuito boas a administrar?