quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Sondagem para Lisboa


A sondagem da SIC, Expresso e Rádio Renascença apresenta alguns dados interessantes sobre Lisboa. Ora vejamos os dados comparando-os com os resultados obtidos há dois anos nas intercalares:
.
PS – 31% (29,5% em 2007)
PSD/CDS – 25% (20% em 2007 – soma PSD e CDS)
Helena Roseta – 8% (10% em 2007)
PCP/PEV – 6,5% (9,5% em 2007)
BE – 5,7% (6,8% em 2007)
.
Da comparação acima, importa não esquecer que Carmona (segundo classificado em 2007 com 16,65 %) não se recandidata. Ou seja, António Costa poderá beneficiar de tais votos, mas à partida será Santana quem melhor os conseguirá atrair.
.
Centrando-nos apenas nos dois primeiros “classificados”, diria que o resultado de António Costa até não é nada animador. Passados 2 anos de exercício do poder (e em autárquicas, tal é um factor determinante), está a conseguir atrair pouco mais intenções de voto do que em 2007. É certo que, até Outubro, Costa ainda tem tempo para convencer muita gente. O problema é que Santana também…

4 comentários:

Tiago R. disse...

Uma questão que estas sondagens genéricas têm sempre muita dificuldade em avaliar é a implantação nas Freguesias das diversas forças políticas, que é uma questão importante, mesmo na urbana Lisboa e especialmente no seu centro histórico. Estas contas podem sair muito baralhadas.

A verdade é que o PS tem algumas dificuldades de implantação local, enquanto quer Roseta, quer o BE têm uma implantação local nula.
Ao contrário, CDU e PSD têm sólidas organizações locais e muitos autarcas. É uma vantagem que pode ser decisiva.

Anónimo disse...

As freguesias de Lisboa, nomeadamente a 33 do PSD poderão fazer a diferença pois o PS apenas tem 12 e o PCP 8. A dinâmica de PSL + os 33 Presidentes do PSD difícil falhará. Penso que Pedro Santana Lopes deverá ganhar a C.M.L.

Anónimo disse...

o que fez o xor que preside a camaraate agora? qual a obra? quantios xuxas la meteu. porrra

Diogo Agostinho disse...

É de facto, uma sondagem interessante, mas carece também de comparação com a sondagem em Janeiro.

Nota-se que Costa começa a descer. E as suas recentes medidas também demonstram algum desespero eleitoral.

Estará Lisboa a acordar?