quarta-feira, 22 de abril de 2009

A Tolice é Gratuita

Santa Comba Dão inaugurará o Largo Oliveira Salazar no 25 de Abril. Segundo o autarca do concelho, trata-se de uma pura coincidência… “Seria uma provocação se inaugurássemos o largo no dia 28 de Abril, que como sabem é o dia de aniversário do Salazar”, afirmou o “engraçado” autarca.

Julgo que nem vale a pena darmo-nos ao trabalho de explicar em detalahe a afronta que tal acto representa. É, sem dúvida, impossível ficar indiferente a que um largo, uma rua, o que quer que seja, assuma o nome de um ditador. Sim, um ditador e não há relativismo que ultrapasse tal facto.
.
Santa Comba Dão está ultra-empenhada em transformar-se na capital da ditadura. A menos que existam meios democráticos para a impedir, é livre de o fazer. Até lá, resta-nos a indignação com a gratuitidade da tolice…

8 comentários:

Anónimo disse...

ui ui, realmente a tolice é gratuita. Que problema termos um largo com o nome de oliveira salazar. Porquê que temos a mania de apagar partes da nossa história. Sobre o salazar nada, mas a estrema esquerda pode fazer tudo, e mais um par de botas. A extrema esquerda pode ter direito a tudo.
Deixem-se de fantasmas e assumamos a nossa história tal qual ela foi, sem a querermos apagar, e sem preconceitos.

Pedro

Anónimo disse...

Acho muito bem!
Haja RAÇA!.
Escusamos de negar que actualmente necessitamos, e até queremos, algum daquele passado, de Serviço à Nação.

K2ou3

Anónimo disse...

EU TAMBÉM ME INDIGNO POR VIVER NUMA ESPÉCIE DE DEMOCRACIA, NUM PAÍS ONDE NÃO HA LIBERDADE, ONDE A LIBERDADE É CONDICIONADA. PARA MIM A LIBERDADE É SAGRADA, E SEM ELA NÃO HÁ DEMOCRACIA.

PEDRO

Karl Macx disse...

Há que haver justiça em tudo o que fazemos. Não vejo como uma provocação. E, se o for, estamos num estado de direito. Numa democracia.
O Salazar até já estava morto e enterrado em 74, por isso não vejo mal.
Passa-me ao lado. A nossa História é feita disto: de bons e de vilões. Mas todos contribuíram para o que o país é hoje, para o bem e para o mal.
Ninguém nos garante que o país seria melhor ou pior se não houvesse o Golpe de 1926. Ninguém nos garante que o país seria melhor ou pior se não houvesse 25 de Abril de 1974.
O que podemos afirmar é que ambos aconteceram e que, provavelmente, sem o primeiro não haveria o segundo.
Santa Comba Dão quer homenagear o Ditador no Dia da Liberdade? Oh, magnífico paradoxo. Salazar deve estar às voltas do túmulo...

Anónimo disse...

"Ninguém nos garante que o país seria melhor ou pior se não houvesse 25 de Abril de 1974." Muito bem, eu também acho que mais uns anitos de pides e guerra colonial etria feito um país melhor. Pelo menos as manifestações seriam muito mais emotivas, agora qualquer nabo desfila por aí e grita as palavras de ordem que lhe apetece. Uma desgracia...

Karl Macx disse...

Ó anónimo, não descontextualize.
Leia tudo com olhinhos de ler e depois sim, argumente.

Anónimo disse...

Ó Karl, fiz como disseste mas não consegui descontextualizar nem descontruir. E fiquei sem argumentos.
F. Engels

João disse...

A democracia permite fazer isto - dar o nome de um ditador a uma praça na localidade de onde ele era oriundo é cretino mas não é crime e pelo que me parece, a CM Santa Comba Dão foi eleita democraticamente e não violou os princípios da Constituição...sim, é de indignar um democrata mas é permitido em democracia, eu também posso exibir publicamente uma coisa destinada a ofender o país inteiro mas se não violar nenhuma lei e actuar dentro dos trâmites democráticos da República Portuguesa, estou no meu direito.