quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Claques, clubismo e caixas de ressonância

Com o aproximar do dia 27, acenam-se as bandeiras e cachecois partidários como nunca e tudo serve como arma de arremesso. Parece que o que importa é ver quem consegue fazer mais barulho. Autênticas claques aparecem do nada e tomam conta dos espaços de discussão. Enxovalhar os outros e exaltar o grande líder assume-se como único objectivo.

É natural que os ânimos estejam mais exaltados por estes dias. Mas, mesmo assim, confesso-me surpreendido e algo desiludido com tanta opinião publicada que por aí anda. Sobretudo na blogosfera e no twitter, o clubismo atinge sectores que julgava um pouco mais imunes. É pena. É pena ver gente inteligente subitamente transformada em autênticas caixas de ressonância...
(Imagem: Menina Idalina)

4 comentários:

Rui Costa disse...

A cegueira, a obsessão e por vezes até o ódio dominam discussões politicas, ao invés da razão, da classe e da elegância, remetidas para fora do "estádio" onde o jogo político se desenrola.

Onde diz "É pena ver gente inteligente subitamente transformada em autênticas caixas de ressonância", eu acrescentaria: é muito perigoso para o futuro do país.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Tive o problema de achar que comentei, na caixa errada e aqui vai outra vez:

Quem viu o "contra informação" ontem, viu a realidade do País, sem tirar nem pôr! A maior rambóia política alguma vez imaginada. O "contra informação", não é sátira, é a verdade!
Ainda por cima, a maioria dos políticos, não merece o apoio das suas "claques", é que já deram mostras que não prestam!
Como disse o Eça, é necessário mudar de políticos, com a mesma frequência, que se mudam as fraldas a uma criança, exactamente pelas mesmas razões.

Francisco disse...

E quanto maior for a disputa maior será o "clubismo" e "claquismo".

Espero sempre manter a lucidez e a razão, espero que o partido a que pertenço (e dos que existem é o mais imune, pó bem e pó mal) consiga ver a realidade como ele é e não como desejaríamos...

Mas também sei que se não tivermos uma "claque" rija e numerosa até nos vão comer vivos...