sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sobre o Jornalnacionalgate

1 – Duvido que a direcção ou alguém da direcção do PS tenha responsabilidade directa (sublinho o directa) neste caso. E duvido pela simples razão que tal constituiria um verdadeiro suicídio político, sobretudo à beira de dois actos eleitorais. .
.
2 – O calcanhar de Aquiles do PS nesta situação poderá ser algum voluntarioso apoiante ou grupo de apoiantes que, por simpatia com o partido, impulsionou este tipo de trapalhada. Ou seja, muitas vezes estas trapalhadas não surgem das direcções, mas de algum canto obscuro do partido que resolveu fazer asneira.
.
3 – As reacções a este caso demonstram bem todas as fragilidades que o PS construíu através do seu relacionamento e postura hostil com alguma comunicação social. Tem tido um comportamento irresponsável e infantil até em termos estratégicos. Assim sendo, semeou ventos e agora está a colher tempestades. E o argumento da cabala e das forças ocultas já foi tão utilizado que já se transformou numa peça de pedroeolobez.
.
4 – A TVI, a Média Capital e a Prisa que têm de se entender e vir a público explicar rapidamente e minuciosamente o que se passou. É altamente irresponsável que não o façam. É irresponsável que um grupo empresarial com o seu peso tome uma decisão desta sensibilidade a 3 semanas de um acto eleitoral em Portugal.
(Imagem: Política Dura)

7 comentários:

Tiago R. disse...

Custa-me muito a acreditar que José Sócrates não tenha tido nenhuma intervcenção directa neste caso.

Até porque a via mais provável desta pressão terá sido a via Sócrates-Zapatero-Prisa-TVI.

Sócrates tem um motivo extremamente forte para se arriscar nesta altura: novas revelações no Caso Freeport numa reportagem que seria apresentada hoje, 6ª feira e que, graças a esta mudança, não verão (por agora) a luz do dia.

Carlos Faria disse...

É evidente que esta medida tem consequências políticas que não foram ponderadas pelos decisores.
Inclino-me exactamente para a tese aqui invocada.
De facto, quando se está sobre pressão e se pressionam várias frentes, alguns dos lados pode ceder num momento inoportuno por falta de discernemento. Claro que quando existem muitos lugares ocupados mais por motivações politicas do que de competência o discernimento tende a escassear e muitas vezes e recolhem-se as tempestades semeadas.
Mas também concordo, nada melhor que pagar o pecador pelos seus pecados do que o inocente ao lado.

Unknown disse...

Caro João,
Ainda que também tenha dificuldade em subscrever a tese do tiro no pé (tiro de espingarda de assalto, já agora), também me parece que a estupidez humana não deve ser subestimada. E, ainda que isto possa parecer simplista, a direcção nacional e a cúpula decisória informal do PS já se mostrou suficientemente desaustinada para não se colocar de parte a possibilidade ("quem se mete com o PS leva"; "eu gosto é de malhar na direita"). A resposta da Prisa já a conhecemos: "reestruturação", "imperativos económicos", "redefinição da linha editorial", "harmonização da grelha de programação". Enfim, opacidades que não ajudarão a esclarecer uma acção que tem influência directa e, certamente, quantificável no ou nos actos eleitorais que se aproximam. O senhor Cebrián deveria ser chamado a prestar esclarecimentos em várias instâncias, mas duvido que isso venha a suceder. Espero, por outro lado, que as peças a emitir hoje à noite possam seguir o seu caminho para as televisões. Seria um bom sinal.

Tiago R. disse...

Sim. Se a tal reportagem não for para o ar (tal como estava montada) então temos tudo explicado.

Unknown disse...

Eu desconfiar por desconfiar acho que também podiam desconfiar da MMG de vez em quando, ora pensem, ela sabe que vai sair e anuncia uma suposta reportagem que às tantas nem na cabeça dela existe realmente par alixar JS...

Teorias da conspiração, por teorias esta também vale :P

E que tal a realidade, o marido foi-se embora e era ele que mantinha esta amostra de jornalista que atropelava o código deontológico e a boa educação todas as semanas foi despedida, tal como se despedem maus profissionais em todas as empresas... não sei, talvez seja muito rebuscada para Portugal esta perspectiva...

João Cunha disse...

Bom post, subscrevo na generalidade, porém duvido que alguém dentro do partido(PS) tenha as duas qualidades necessárias para promover a retirada de cena do Jornal Nacional... estúpido o suficiente e com os contactos necessários.

mariahenriques disse...

ó sr professor; a culpa é de sócrates?? então se é assim , vamos lá falar a sério.

Continuamos então no episódio de vida politica , mal orientado por todos os que não tendo uma única ideia para este país reduzem tudo á expressão politica dos que nada sabendo tudo tentam para tentar ocultar o facto.

http://apombalivre.blogspot.com/
2009/09/
o-sr-professor-culpa-e-de-socrates.html