quarta-feira, 18 de junho de 2008

Bloco Central à vista?

O Diário de Notícias de hoje dedica uma peça a um possível entendimento entre o PS e o PSD após as legislativas de 2009. A moção que Manuela Ferreira Leite apresentará ao congresso sublinha a necessidade de “consensos alargados” e não exclui eventuais coligações com os socialistas.

Uma vez que a maioria absoluta do PS nas próximas legislativas é algo cada vez menos certo, as análises sobre eventuais coligações com os socialistas começam a proliferar. Um eventual entendimento à esquerda é desejado por alguns, embora possua à partida uma difícil concretização. O PS sempre se afirmou por aposição aos partidos à sua esquerda. Parece-me muito difícil que as actuais lideranças do PS, PCP ou BE estejam dispostas a romper esta “tradição”.

As alianças à direita surgem, deste modo, como mais prováveis. Existe todo um historial de entendimentos deste tipo (Soares e o CDS em 78, bloco central entre 83 e 85 e, mais recentemente, Guterres e seus acordos nos orçamentos de Estado com o CDS). Se a isto juntarmos o facto de Ferreira Leite pertencer à ala mais social-democrata do PSD, não será estranho que os resultados eleitorais em 2009 possam ditar entendimentos mais ou menos formais entre o PS e o PSD.

No entanto, resta saber se a recém-eleita líder do PSD estará disposta a manter esta possibilidade em aberto até 2009. Estranho será se assim for… Veremos o que sairá do congresso deste fim-de-semana.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sei até que ponto um entendimento em 2009 não será bom. Vejamos, o QREN deu-nos uma última chance ate 2013 para nos desenvolvermos com dinheiro estrangeiro. A última coisa que precisamos entre 2009 e 2013 é um embargo político ao PS feito pela oposição. Para além disso, JS e MFL não são assim tão diferentes, penso que aliar o melhor de cada um daria um óptimo resultado.

http://oafilhado.blogspot.com

João Ricardo Vasconcelos disse...

Caro Johnnyzito,

É uma boa ideia e terei todo o gosto em participar. Procurarei, durante este fim de semana, enviar-lhe um texto.

Abraço