sábado, 21 de junho de 2008

Ferreira Leite e o “Nim” ao Bloco Central

Depois dos crescentes rumores em torno da disposição do PSD para um bloco central, Ferreira Leite tinha duas alternativas de resposta: um “não” ou um “nim”. Parece ter optado pela segunda hipótese, o que é sintomático.

“…Não tenciono perder tempo a esclarecer ou a desmentir pensamentos, estratégias ou intenções que me atribuam”, afirmou a líder do PSD. Numa típica manobra retórica, acrescentou ainda que o PSD concorrerá “com listas próprias aos próximos actos eleitorais”. Como se alguém pudesse supor que um bloco central se constituiria com base em alianças pré-eleitorais…

Como é natural, a um ano das eleições, um novo líder nunca se apresentaria num congresso manifestando disponibilidade para alianças com o PS. Neste contexto, o “nim” de Ferreira Leite demonstra a sua intenção de não fechar em absoluto todas as portas. Embora o tente negar, um bloco central após 2009 parece mesmo ser uma hipótese não descartável para a actual liderança do PSD.

1 comentário:

Rui Rebelo Gamboa disse...

vi algures a capa do Expresso que dizia algo parecido com isto "Manuela Ferreira Leite: Aliança com o PS, só se fosse doida".

Parece-me bem categórico.