terça-feira, 10 de junho de 2008

Vamos todos celebrar o Dia da Raça!

Questionado a comentar a greve dos camionistas, Cavaco escusou-se afirmando preferir “assinalar, acima de tudo a raça, o Dia da Raça…”. (Ver video aqui) Ninguém está imune a gafes terríveis. Mas esta proporcionada pelo Presidente da República é, acima de tudo, muito estranha…

Como explicou Fernando Rosas na SIC noticias, o Dia da Raça é uma expressão já em desuso desde os finais do Estado Novo. Sendo assim, que estranha baralhação foi esta de Cavaco Silva? Em última análise, que tipo de referenciais levaram a que o Presidente da República confundisse o 10 de Junho com o Dia da Raça?

Enfim… Uma gafe muito infeliz que merece esclarecimento. O Presidente da República devia aproveitar esta sua gafe para, nos próximos anos, comemorar o Dia de Portugal não só com as comunidades emigrantes, mas também com as comunidades imigrantes.

6 comentários:

Anónimo disse...

Nao foi uma gaffe.Cavaco como fascista prepara se para dar um golpe de estado pois vé a esquerda a crescer.

Anónimo disse...

A expressão «raça» é utilizada pelos historiadores oitocentistas (a maioria dos quais se considerariam «de esquerda») como sinónimo de «povo». O «Dia da Raça» não foi inventado pelo Estado Novo nem por Salazar. A conotação negativa é recente, por se entender hoje que raça significa cor de pele. A ignorância de um historiador como Fernando Rosas leva a crer o seguinte: não existem bons historiadores que sejam bons políticos. Há que escolher. Para não se ser tendencioso e ter de omitir verdades históricas. O Presidente da República é de uma geração em que se usava esta expressão para o dia 10 de Junho. E depois? - é politicamente incorrecto, mas compreensível. Isto não é notícia nenhuma. Só para certos sectores interessados em explorar coisas sem importância alguma, enquanto o País passa fome.

Anónimo disse...

Esta tirada do Presidente da República só vem lembrar que todos temos momentos de disparate. Grandes disparates, até!

http://papel-pedra-tesoura.blogspot.com/

Rui Rebelo Gamboa disse...

Sinceramente, não vejo grande problema no assunto. Poderia ter usado outro termo, talvez. Mas estou certo que a conotação que a esquerda preconceituosa lhe quer dar e que a extrema direita se aproveitou, não corresponde à realidade. Os extremos tocam-se, realmente...

Cavaco falou de "raça" referindo-se aos portugueses em geral, no dia de Portugal e de Camões. Lá está, talvez pudesse ter optado pelo politicamente correcto e usado outro termo como "gente portuguesa" ou outra coisa qualquer, mas o conceito seria o mesmo.

E também não acho que tenha sido uma gaffe. No 10 de Junho, onde todas as atenções estão centradas no PR, uma pessoa como o Cavaco iria lá fazer uma gaffe destas.

Anónimo disse...

Pois eu acho muito bem que se volte a ter raça neste pais, coisa que tem faltado.
Nao ter raça é aceitar que nos delapidem em impostos para, na maior parte dos casos, dar a quem nada faz.
Não ter raça é eleger politicos mediocres, que, 30 anos após o 25 de Abril, apresentam às gerações mais novas "este país".
Não ter raça é aceitar esta cambada de parasitas que nos governa, que, à força de lábia, nos vai enganando todos os dias.
Não ter raça é aceitar que se abram portas a quem quer entrar neste país, sem lhes podermos dar condições de dignidade.

Que mal tem em falar na raça portuguesa?
A raça de Viriato.
A raça de D. Afonso Henriques.
A raça de Camões
A raça de Vasco da Gama e deAlbuquerque
A raça de Cabral e Bartolomeu Dias.
A raça de D. João II e D. João IV.
A raça de todos aqueles que tornaram Portugal GRANDE.

Hoje como ontem, sempre houve Miguéis de Vasconcelos.
Chegou a hora destes ladrarem e a caravana, a maioria silenciosa, passar.

Anónimo disse...

A raça de batatoon e companhia
A raça de Zézé Camarinha
A raça de Lili Caneças
E principalmente a raça do magnânimo user que faz declarações tão inflamadas, assertivas e fortes apenas para assinar com...anónimo...

Sigo o exemplo!