sexta-feira, 20 de junho de 2008

O Não-Mediatismo de Ferreira Leite

Á beira do Congresso do PSD, todas as análises feitas sublinham o não-mediatismo da nova líder. Para além de se adequar bem ao seu perfil, parece uma boa estratégia no contexto actual.

A peça de São José Almeida de hoje refere o seguinte: “A tentativa de levar o PSD de novo ao Governo não vai passar por uma "oposição de casos", soube o PÚBLICO. A nova linha orientadora passará pela aposta na discrição e na distância, ou seja, pelo contrariar da política mediatizada.” A peça acrescenta ainda que: “A estratégia de oposição que Manuela Ferreira Leite pretende imprimir ao partido passa por capitalizar os erros e o desgaste do Governo e não com uma oposição permanentemente de ataque por questões específicas.”

É uma aposta inteligente de Ferreira Leite, tendo em conta o quanto o eleitorado português aprecia líderes sóbrios, discretos e de poucas palavras. Escusado será apontar exemplos históricos deste tipo de preferências… Por outro lado, aguardar pacientemente o desgaste do executivo, conservando fortemente a imagem, é uma boa aposta. Ferreira Leite parece ter bem presente a máxima de que “as eleições não se ganham, perdem-se”.

2 comentários:

Anónimo disse...

É efectivamente uma excelente política esta Ferreira Leite. Não sei até que ponto uma combinação de Manuela Ferreira Leite e José Sócrates não daria bom resultado... penso que se complementam... (mas com Manuela Ferreira Leite como Primeira-Primeira-Ministra-Eleita)

oafilhado.blogspot.com

Anónimo disse...

...e sócrates como o seu poodle de estimação!