segunda-feira, 16 de junho de 2008

Crise e Protestos: Como se posicionará a Oposição?

A recente paralisação das empresas de camionagem demonstrou a impreparação do Governo para lidar coerentemente com este tipo de situações. Mas revelou também a apreensão e desconforto da oposição em posicionar-se sobre estes temas. Forçar a ordem pública? Ou negociar e ceder? Eis o dilema.

O PSD esteve claramente mal durante a semana passada. Perante um desgaste acelerado do Executivo, o partido e Manuela Ferreira Leite mantiveram-se calados, a ver no que a coisa dava. À semelhança do CDS-PP, apareceram apenas à posteriori a sublinhar a importância de se manter a ordem pública e a destacar o descontrolo governamental. Assim é fácil…

À esquerda, o PCP assumiu um posicionamento dúbio, dividido entre a solidariedade com os pequenos empresários do sector e a pouca popularidade que tal posicionamento acarreta. O Bloco também não conseguiu ter uma posição formada numa primeira fase, reagindo sobretudo à posteriori perante as cedências governamentais.

Veremos agora como a oposição se posicionará nos protestos que se seguem (e.g. agricultura, taxistas). O cenário não deverá ser muito diferente. A dicotomia ordem pública vs negociar e ceder é deveras complicada…

4 comentários:

quink644 disse...

Permita-me que comente o seu post com um link mas, se o ler, perceberá porque o faço.
Um abraço

http://porquemedizem.blogspot.com/2008/06/uma-nova-semana.html#links

Tiago R Cardoso disse...

E a seguir, aproveitando a onda vou fazer também um protesto, pode ser que me calhe algo...

Anónimo disse...

É provável que os protestos a que vamos assistir,não utilizem os mesmos métodos que estes transportadores.Quanto aos partidos da oposição e tambem o PR,fizeram uma triste figura,alguns até aproveitaram na AR para durante o bloqueio atirarem mais gasolina para a fogueira e dar a entender que era tudo culpa do governo.Mas não conhecem como a maioria dos portugueses reage perante uma situação grave,a maioria das vezes por muitas queixas que tenham ficam do lado dos que estão a enfrentar o problema.Aqui é de realçar a forma exemplar como reagiram as centrais sindicais.

Anónimo disse...

Este Bloqueio foi uma lição! Olhem para a França e Itália, quando se proptesta protesta-se a sério!
A situação social e económica está cada vez pior, há que trazer a realidade ao de cima em vez de a tentar abafar só assim serão resolvidos os problemas.
As centrais sindicais deviam era corar de vergonha! E aprender como é que se luta, deu-me pena ver o Carvalho da Silva a queixar-se que o sindicato dos camionistas não obteve grandes mais valias disto tudo e que nem foi ouvido... Epá, mas queria o quê? Ou estavam com o protesto e também colhiam os frutos, ou óbviamente não contam no baralho...

A oposição? Podia ter estado melhor, e é óbvio que PSD-CDS e PCP-BE não terão pontos de vista coincidentes. Uma postura verdadeiramente responsável para o país seria compreender a luta, justificar as acções mais radicaos tomadas e apresentar propostas para responder ao problema de fundo. O aumento brutal dos custos de energia. A começar pela re-nacionalização da Galp.

Sobre este protesto escrevi um bom bocado, está aqui:

http://mundoemguerra.blogspot.com/2008/06/paralisao-dos-transportes-uma-sntese.html