segunda-feira, 23 de junho de 2008

Zimbabwe: Caminho (quase) livre para Mugabe

Motivado pela onda de violência, o líder da oposição anunciou a sua retirada da segunda volta das presidenciais. Mugabe tem agora o caminho quase livre para manter-se na liderança do país.

Destronar uma ditadura através de eleições nunca foi uma tarefa fácil. Existem alguns exemplos positivos neste domínio mas, regra geral, a ditadura consegue erguer obstáculos que impedem que a democracia possa ser implantada de forma pacífica, sem grandes turbulências.

O processo de eleições no Zimbabwe corre agora o risco de se transformar num tremendo fracasso. Depois da violência praticada, das inúmeras fraudes apontadas, Mugabe viu ontem o líder da oposição retirar-se da corrida. Foi um movimento inteligente de Morgan Tsvangirai.

Tudo dependerá agora dos protestos que tal acto despoletará na comunidade internacional. A história recente leva-nos a acreditar que, depois de algum ruído inicial, tudo continuará como dantes. A ver vamos…

3 comentários:

Anónimo disse...

É deplorável que a ONU e a comunidade internacional ainda não tenham feito nada de palpável!

É ainda mais ridículo que os media estejam todos preocupados com mesquinhices partidárias e não dêem qualquer cobertura à questao zimbabweana!

Tibério Dinis disse...

É triste ver a figura da comunidade internacional perante a onda de violência - a par do que aconteceu na Birmania.

É nestas ocasiões que o Direito Internacional mostra-se um verdadeiro fantoche, ou só serve para julgar ditadores reformados?!

Ricardo Giesta disse...

Se houve-se petróleo ou armas de destruição maciça...