quarta-feira, 4 de junho de 2008

Finalmente: Obama é o Candidato Democrata

Obama conseguiu finalmente ultrapassar a marca dos 2118 delegados, transformando-se no candidato democrata à Casa Branca. Os cinco meses de intensa campanha no seio do partido parecem ter chegado ao fim.

Este último dia foi ilustrativo do que se tem passado nos últimos meses. O combate Estado a Estado, delegado a delegado, de entrevista em entrevista, parece ter terminado com a vitoria do homem que proclama “In change we believe”.

Obama já começou, e bem, a tentar conciliar-se com o eleitorado de Hillary, procurando centrar agora as atenções em McCain. Hillary, por seu turno, ainda não assumiu a sua desistência. Um gesto sintomático da sua postura nos últimos tempos.

Dois aspectos serão agora interessantes de acompanhar na campanha que se segue. Em primeiro lugar, veremos como Obama conseguirá trazer para si os apoiantes de Hillary. Por outro lado, veremos como conseguirá agora defrontar-se com McCain, o republicano que tem vindo a somar pontos de dia para dia, aproveitando o auto-desgaste em que se envolveram os democratas.

Sem comentários: