..., e porque não posso estar no Tivoli, tomem lá este grande som: Mando Diao - Dance with Somebody.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
O Dias Loureiro do PS

A operação Face Oculta dará certamente muito que falar nos próximos tempos. E se José Penedos não é um simples militante de base socialista – trata-se de um ex-Secretário de Estado - a conhecida proximidade de Vara a Sócrates e a outras figuras do actual núcleo duro do PS acaba por tornar o processo muito quente. Os dados estão lançados para termos aqui o caso BPN do PS.
(Imagem: Blasfémias)
Marcelo, amigo, o PSD parece estar contigo

(Imagem: Alpendre da Lua)
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Nuances

Mas eis que surge a ligeira nuance que era previsível. Assumir o lugar de deputado na Assembleia em caso de derrota autárquica foi considerado inadmissível. Mas, pelos vistos, se for para assumir o lugar de Secretário de Estado, como é o caso de Marcos Perestrello (cabeça de lista a Oeiras), aí já não há problema nenhum. Enfim...
(Imagem: SCP - Site de Apoio)
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
As coisas voltam a aquecer na Educação

(Imagem: Mar sem sal)
Prémio Just Perfect

Aventar; Cantigueiro; Circo Lusitano; Cibertúlia; Irmão Lúcia; Jonasnuts; Máquina de Lavar; Reporter X; Tempo das Cerejas Womenage a Trois.
.
PS: Bem sei que esta coisa dos prémios às vezes é uma chatice para os contemplados (ter de nomear novos blogs e tal). E chega a ser blogo- piroso. Mas por isso mesmo é que, depois de uma fase inicial em que agradecia o prémio e não nomeava ninguém, agora faço um esforço e mando a batata quente para novos "felizardos". Uma profunda malandrice, portanto. eheheh
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Modesto é o meu nome do meio

(Imagem: Regionalização)
O par do ano

No entanto, como todos sabemos, o presente jogo de forças pode alterar-se muito rapidamente. O desgaste voltará a atingir inevitavelmente Sócrates. Cavaco, por seu turno, só precisa de ser discreto para regressar aos good old índices de popularidade. Uma relação a acompanhar atentamente, sem dúvida.
(Imagem: Presidência da República)
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Diz que é uma espécie de tabu

Acredito que assim seja. Acredito que na cúpula nacional dos socialistas, não se coloque a possibilidade de um referendo. E ainda bem que assim é. Mas também acredito que ao longo das bases e dos núcleos de simpatizantes socialistas, no “PS real” se quiserem, a questão não é tão clara quanto isso. Muitos julgam que o tema será sujeito a referendo ou que, na pior das hipóteses, a possibilidade de um referendo não está posta de parte.
.
O PS é um partido grande e naturalmente heterogéneo. Mas este tipo de confusões revelam não só que o assunto é delicado, como também que tem sido muito pouco discutido no seio da organização. Uma espécie de tabu, portanto. Será melhor/correcto/natural/legítimo que se mantenha assim? Acredito que muitos socialistas responder-me-iam com algo do género: this is not the good or the bad way. This is the only way…
(Imagem: Inês Amaro)
Se me tocam, eu caio

Duas entrevistas a ler
domingo, 25 de outubro de 2009
Praxe Solidária
Ora aqui está um bom exemplo de boas-vindas ao ensino superior. Para quê algumas pseudo-tradições idiotas quando existem formas de integração muito mais formativas a nível individual e colectivo?
À beira dos 6 meses

Do grafismo adoptado à selecção de notícias, passando pelo prisma seguido, pelas rúbricas regularmente publicadas e pela forte aposta online, é um jornal que parece conseguir afirmar-se bem junto de um público jovem, urbano e escolarizado. À beira de atingir os 6 meses de idade, há que tirar o chapéu aos seus responsáveis e redacção.
(Imagens: Sapo - Banca de Jornais)
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
O homem dos 7 instrumentos

(Imagem: EU 2007)
"Novo" Governo"?

(Imagem: Chests of Books)
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Sobre os Abusos no Colégio Militar

(Imagem: Comando Motard)
Comentário Político on Demand
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Exercício Interessante

(Imagem: Deixa o mundo girar)
Boys, boys, boys...

.
Nas direcções-gerais, nos institutos públicos, nas inspecções-gerais e noutros locais com cargos de nomeação política não tão exposta, virou o disco mas continuará a tocar o mesmo. A "malta", o "pessoal", a "rapaziada" continuará nos seus confortáveis lugarzitos ou, em alternativa, limitar-se-á a mudar para o ministério, direcção-geral ou empresa pública ao lado. É todo um ritual...
(Imagem: Um jardim no deserto)
Esmiuçado? Nem pensar

(Imagem: Ana Jesus Ribeiro)
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Memórias do Sócrates Mauzão
Escusado será sublinhar o carácter intimidatório dos processos contra jornalistas e opinion makers. Mas enfim... São memórias de um primeiro-ministro que que era muito mauzão. O actual, felizmente, é simpático e muito humano.
(Imagem: Viriatovitch)
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
PSD, what else?

(Imagens: Soda Head)
Óóóóóhhh… Temos pena

(Imagem: Priorado de Idiotas)
Parabéns ao Jugular

domingo, 18 de outubro de 2009
Não havia necessidade

.
Não é dificil concordar em substância com as afirmações de Saramago. Mas a forma como se dizem as coisas demonstra toda uma atitude perante um assunto. E quando se fala em assuntos sensíveis de forma grotesca, não se pode esperar que as palavras expressas mereçam grande credibilidade por parte dos visados. Mas enfim, são opções...
(Imagem: Webismo)
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Mais de 1 800 000 portugueses são pobres

Mas será que a carochinha quer casar?

(Imagem: Jumento)
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Pronto, vou dizer alguma coisa sobre o Maitégate

(Imagem: gozação.com)
Responsabilidade

(Imagem: portais.gov.pt)
Ora aqui está uma festa a não perder

quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Coelhos e Cartolas

(Imagem: Home Buziness Wiz)
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Vender o Vaticano e acabar com a fome!
Via Inimigo Público, chegamos a esta ideia brutal. Como é que ninguém se lembrou disto antes?!? :))) Há coisas sérias com as quais não se deve brincar. Ou, se calhar precisamente por serem sérias demais, merecem ganhar relevo através da brincadeira.
Nervosismos e apelos à calma

(Imagem: Estela Silva/LUSA)
16 + 4 = 20 anos

(Imagem: PS Açores)
Falta de Seriedade
Enquanto João Marcelino argumentava com o facto daquele mail ser notícia em qualquer lado do mundo e de que não se tratava de correspondência privada (?!?), José Manuel Fernandes metia os pés pelas mãos tentando explicar a encomenda e apontando o dedo à falta de deontologia do seu congénere (?!?).
Falou-se na fonte que forneceu o mail ao DN e ao Expresso. Confirmou-se ontem que se tratou de uma fonte política. Mas ficou sobretudo demonstrado que, como seria de esperar, não há virgens no jornalismo. Tal facto não constitui uma novidade, mas a falta de seriedade que ontem se assistiu de ambos os lados não foi nada abonatória para o jornalismo português. Roçou o grotesco.
(Imagens: Reflexão Portista e Aspirina B)
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Sobre os sinistros independentes

.
Mas devemos também lamentar que alguns continuem e em força - Isaltino e Valentim. Curiosamente ou não, continuarão não na "distante e atrasada província", mas sim às portas de Lisboa e do Porto. Dá que pensar...
Açores Rosa

O PS conquistou 12 câmaras (+ 4 do que em 2005) contra 7 do PSD. Embora os socialistas tenham perdido o bastião rosa de Vila do Porto, ganharam a Povoação e Vila Franca em S. Miguel, Lajes do Pico, Santa Cruz da Graciosa e Velas de S. Jorge. No caso destas duas últimas, são câmaras que desde 1976 que eram lideradas por sociais-democratas. A conquista socialista de algumas destas câmaras representará certamente uma lufada de ar fresco para os concelhos em questão.
Mas permito-me também tirar uma outra conclusão. Os 20 anos de PSD (1976-1996) cobriram as ilhas de laranja, sendo o seu poderio no poder local um reflexo da omnipresença do partido em todas as esferas políticas (e não só) do arquipélago. O efeito de 13 anos de PS no poder nos Açores também já se consegue reflectir nas autárquicas, o último bastião eleitoral que até agora teimava em fugir-lhe.
Como é evidente, os tempos são outros e o eleitorado açoriano tem vindo a demonstrar uma cada vez maior sofisticação. Mostra-se, por exemplo, mais influenciável pelas dinâmicas nacionais e menos reticente em apostar na alternância política, o que é bom tendo em conta o que se verificou nas primeiras décadas de democracia no arquipélago. Mas, tendo em conta o exposto no parágrafo anterior, tenho dúvidas que a conquista do bastião autárquico nos Açores pelo PS seja uma boa notícia. É que a excessiva preponderância de um partido numa realidade democrática não costuma ser uma boa notícia.
(Imagem: PS Açores)
Sobre os resultados das autárquicas

O PS foi um claro vencedor da noite de ontem. Apesar de continuar com menos câmaras municipais do que o PSD, a obtenção de mais 20 do que em 2005 é muito significativo. Se a isto somarmos as vitórias importantes como a de Lisboa, a de Leiria, as diversas nos Açores ou a de Beja, por exemplo, ficámos com uma boa noção da dimensão e simbolismo da vitória nacional.
O PSD sofreu grandes baixas. Apesar de continuar a ser o partido que detém um maior número de câmaras, perdeu ontem muitas. A vitória no Porto é positiva, mas já estava garantida. Em Lisboa voltou a ser derrotado. Em termos de vitórias com grande simbolismo, destaca-se apenas Faro e Felgueiras. O PSD continua muito grande a nível local e importa não esquecer tal facto. Mas ontem não conseguiu ser imune ao descalabro que se faz sentir no seu posicionamento a nível nacional.
A CDU voltou ontem a demonstrar que continua grande a nível local. Mas as razões para festejo são poucas. Embora mantenha Almada e Setúbal, perdeu o grande bastião de Beja e não conseguiu recuperar Évora ou Loures. Perdeu ainda um vereador em Lisboa. O cenário podia ser pior a nível nacional, mas esteve esteve muito longe de ser bom para a CDU.
O CDS manteve-se um partido pequeno a nível autárquico. A sua dimensão apenas foi ligeiramente disfarçada pelas diversas coligações com o PSD. Assim sendo, a noite de ontem até não correu mal.
O Bloco mostrou a sua fragilidade a nível de poder local. As autárquicas acabam por ser uma verdadeira prova dos 9 para os partidos mais recentes. A afirmação a nível nacional é uma brincadeira quando comparada com o esforço exigido a nível local. O Bloco demonstrou que tem muito trabalho a fazer neste domínio.
(Imagem: Oceano dePalavras)
domingo, 11 de outubro de 2009
sábado, 10 de outubro de 2009
Lufadas de ar fresco sabem bem

Mas é pena que assim seja. Independentemente da tendência da mudança, as lufadas de ar fresco costumam valer por si mesmas, nomeadamente a nível do poder local. É pena que o eleitorado tenda a esquecer-se de tal evidência.
(Imagem: Her Home)
Humm...

(Imagem: The Time News)
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
To be or not to be (afraid)?

Como sublinhou Penin Redondo num comentário a um post abaixo, Santana é mau, mas se calhar não tão mau quanto o pintam. Pôs-se a jeito e agora não se consegue livrar de uma fama que, paradoxalmente ou não, ora o beneficia, ora o prejudica.
To be afraid or not to be afraid de Santana? Claro que sim, be afraid que volte a ganhar Lisboa. Mas sobretudo be afraid das suas 7 vidas, be afraid do seu estilo vai a todas. No fundo, be afraid de tudo o que ele, de forma mais ou menos simbólica, representa em política.
(Imagem: Flickr Lisboa com Sentido)
Sobre o Nobel da Paz para Obama

Mas sendo presidente da única superpotência, Obama colocou para traz o unilateralismo e a política do Eixo do Mal do seu antecessor. Tem mostrado vontade de dialogar e tem dado uma nova face ao papel da diplomacia americana no mundo.
A atribuição deste nobel não deixa de ser arriscada por apenas terem passado nove meses do seu mandato. Está apenas no início. Mas esta distinção justifica-se sobretudo pela lufada de ar fresco que Obama trouxe e que, pelo menos para já, julgo que ainda não se desvaneceu.
(Imagem: Greg Habert.com)
Política Pop

Como é evidente, a imagem que os Gato Fedorento dão do fenómeno político está longe de ser profunda. Guiam-se sobretudo pelos casos e transformam em piadinha questões sérias. Mas também é indiscutível que este tipo de política pop está a conseguir massificar a discussão da actualidade política como há muito não se via.
Com mais ou menos piadinha, familias inteiras sentaram-se nestes dias em frente à televisão todas as noites para assistir ao esmiuçanço político do dia. É quase impossível não considerar tal facto como muito positivo.
Com mais ou menos piadinha, familias inteiras sentaram-se nestes dias em frente à televisão todas as noites para assistir ao esmiuçanço político do dia. É quase impossível não considerar tal facto como muito positivo.
(Imagem: Gato Fedorento - Esmiúça os Sufrágios)
E uma palavrinha sobre a Madeira, hein?

(Imagem: Presidência da República)
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Autarca, mas pouco

Não digo que o actual presidente da CML não seja um bom político, competente, com provas dadas. Mas julgo sentir o mesmo que grande parte dos habitantes da cidade: fez muito pouco, desculpando-se ora por o mandato ser curto, ora por ter de arrumar a casa. E assumiu este discurso logo após ter sido eleito garantindo que existiam (e existem!) muitas coisas que podem ser feitas quase sem orçamento.
.
Como se já não bastasse a pouca obra, nos momentos em que se exigia que a CML se fizesse ouvir (e.g. aeroporto, contentores), remeteu-se a um silêncio cúmplice que acaba por dizer muito. António Costa até pode ser um bom político, mas julgo existir grande dificuldade em considerá-lo um bom autarca. Basta lembrar que durante estes dois últimos anos apareceu bastante, mas não foram raras as vezes que nos esquecemos que aquele era o presidente da CML.
Comparar os Programas para Lisboa

.
O Bernardino Aranda e a Rosa Félix deram-se ao referido trabalho e colocaram-no online (http://www.lisboa09.pt.to/). Um bom serviço à comunidade, sem dúvida. Vale a pena dar uma vista de olhos (algo que confesso ainda não ter feito) para uma escolha informada em Lisboa no próximo dia 11.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
O Circo Lusitano – Novo Blog

Rituais

(Imagem: Vasco Campilho)
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Mesmo a calhar

Mesmo a calhar para começar a fazer esquecer a trapalhada histórica das últimas semanas. Resta saber se o país prestou-se a escutar o Presidente que tanto teme ser escutado...
(Imagem: Presidência da República)
domingo, 4 de outubro de 2009
Vergonha


Subscrever:
Mensagens (Atom)