sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sobre o Nobel da Paz para Obama

O reinado de Obama começa a ser polémico em algumas questões de política internacional. O reforço da presença militar americana no Afeganistão ou a recente recusa de receber o Dalai Lama são apenas alguns exemplos.

Mas sendo presidente da única superpotência, Obama colocou para traz o unilateralismo e a política do Eixo do Mal do seu antecessor. Tem mostrado vontade de dialogar e tem dado uma nova face ao papel da diplomacia americana no mundo.

A atribuição deste nobel não deixa de ser arriscada por apenas terem passado nove meses do seu mandato. Está apenas no início. Mas esta distinção justifica-se sobretudo pela lufada de ar fresco que Obama trouxe e que, pelo menos para já, julgo que ainda não se desvaneceu.
(Imagem: Greg Habert.com)

26 comentários:

beijokense disse...

Compreendo. Afinal, Obama é um activista de poltrona.

Anónimo disse...

Como disseram hoje na TSF, hoje em dia não se atribui o Nobel a obras feitas, mas sim a intenções. Característica dos novos tempos...

Agora digo eu, de intenções está o inferno cheio e começo a perceber, que os novos tempos a que se referem, será talvez à Nova Ordem, pelos vistos, não brincam em serviço! Nada bate certo, uma pessoa que por ter uma dívida com a China, se recuse a receber um Nobel da Paz, como o Dalai Lama, que bem o mereceu. Este Obama ainda há-de espantar muito crédulo!...

Anónimo disse...

Atribuir o Nobel da Paz ao mandatário da Nova Ordem Mundial depois de enviar mais força militar para Afeganistão e Iraque,depois de erguer vários "campos de concentração" pelos Estados Unidos e estar-se a preparar para o conflito com o Irão e possivelmente com a China só pode ser a anedota do século XXI.Pelo critério o próximo a receber é o Hitler a título póstumo.

Mário Pinto disse...

Ao anónimo das 17:41, e sobre o facto de Obama enviar mais militares para o Afeganistão, pergunto:
Será melhor que o Afeganistão fique nas mãos dos talibãs de Bin Laden? Ou será que prefere chamar-lhes "estudantes de teologia"?
Já agora, fale-me desses "campos de concentração" espalhados pelos Estados Unidos. Gosto muito de aprender com quem sabe, o que me parece ser o seu caso.

FreePalestine disse...

em resposta ao M20pinto:1-Será melhor que o Afeganistão fique nas mãos dos talibãs de Bin Laden? Não 2-Ou será que prefere chamar-lhes "estudantes de teologia"? estudantes não eram contudo os Estados unidos estavam a negociar com os Talibans para um Oleoduto atravessar o afeganistão!!!!
Produção de opio desde a invasão dos E.U.A aumentou para o dobro!!!
sobre os Campos de concentração da FEMA vasta fazer uma pesquisa no google ou ver o canal de Alex Jones no youtube.

João Carlos disse...

Ele pode ser tudo o que quiserem, no presente ou no futuro, mas atribuir um prémio Nobel da paz a Obama só torna ridículo tanto o prémio como o premiado.

A academia esqueceu os mortos no Iraque, virou a carta aos mortos civis no Afeganistão, poupou a política americana-israelita na Palestina e em especial na Faixa de Gaza, desconhece o apoio a ditadores e golpista como em Angola e nas Honduras, não se incomoda com as bases militares americanas espalhadas por esse mundo fora e ainda passou uma esponja pela vergonha de Guantanamo que além de ser uma prisão de tortura ilegal ainda se encontra num País estrangeiro.

E de certeza absoluta não sabe porque não foi procurar saber que Obama inscreveu em Fevereiro de 2009 uma verba de 800 mil milhões de dólares para o Orçamento da Defesa.
Comparem com a Educação, a Saúde ou o Emprego, por exemplo.

Anónimo disse...

Quanto aos campos de concentração, li no livro de Estulin.
O Nobel foi ridículo... podiam ter-lhe oferecido o da física... medicina, não?!
E o Dr. Fernando Nobre da AMI, que lá foi noutra missão de peso para as Filipinas?! Já era tempo de lho oferecerem e à AMI. não por ser português, mas porque fez da sua vida uma Missão humanitária.

Mário Pinto disse...

Recordo aos mais distraídos (?) que a invasão do Iraque e a guerra no Afeganistão não são da responsabilidade de Barack Obama, assim como a situação na Palestina.
Penso que, quanto mais não seja por honestidade intelectual, devemos reconhecer os esforços de Obama para resolver este e outros problemas deixados por George Bush, como as questões ambientais, por exemplo.
Segundo entendi, este prémio não é pelo que ele já fez – até porque ainda não teve tempo suficiente – mas pela esperança que ele trouxe ao Mundo e acho que isto é indesmentível.

Campos de concentração: Continuo a desconhecer a sua existência e mesmo que existam não acredito que eles se devam a Barack Obama, até porque ele extinguiu a prisão de Guantanamo. Ou será que a transferiu lá bem para o interior dos EUA? Destes americanos devemos esperar tudo…

Produção de Ópio no Afeganistão: Querem dizer que Obama é o responsável por isso? Será que o viram por lá a regar ou a colher papoilas? Realmente…
Ou será, isso sim, que é a produção de ópio que financia – também! – os talibãs?

Prémio Nobel da Medicina? Da Física? Mas por quê? Se Obama não merece o da Paz por que razão mereceria esses? Por favor! Já agora, não haverá nenhum na área dos Lavores?

Prémio dado a Hitler: Quem faz uma comparação destas merece alguma credibilidade? Não me parece.

Mas eu dou uma ajuda: Recordam-se quando o Prémio Nobel da Paz foi entregue a Yitzhak Rabin e a Henry Kissinger? Estes sim! Foram grandes “obreiros” da Paz, nomeadamente na Palestina e no Chile…

Com isto quero dizer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Ou então, quando queremos baralhar as coisas é muito simples: Metemos muitos factos no mesmo saco, uns verdadeiros e outros nem tanto, agitam-se bem e assim se constroem argumentos, ocos, mas ainda assim argumentos.

Anónimo disse...

É lógio que nada disso é da responsabilidade do Obama... nem dos americanos em geral. Agora penso eu, que depois do Nobel a Kissinger e a Rabin, não esqueci, não!... O Nobel deixou de valer o que valia em termos éticos... Porque se Al Gore ganhou e agora entrou no mercado do CO2, está tudo dito. A causa que defende é para encher os bolsos.
Quanto ao Nobel, está muito dependente hoje em dia da trama dos mercados, especialmente do petróleo.

Da medicina ou da , eu queria dizer da química... é pela implantação da nova "vacina" obrigatória AH1N1, pois é isso que vai acontecer, mais cedo ou mais tarde... estamos todos à espera. Vindo tal gesto de um Nobel, é muito mais fácil acreditar, que as intenções são para salvar o povo.
Quanto aos pipelines, avançam agora para território Afegão e logo a seguir, China. Se é assim tão bonzinho, Obama devia ter recebido Dalai Lama, o problema era se a China lhe iria exigir o pagamento da conta de uma só vez, ou até impedir o avanço dos pipelines dentro do seu território. Isso não está nos planos do PPS! muito menos da Nova Ordem que tanto defendem. Além de que 2008 foi o ano que lançaram a crise, ao mesmo tempo, investiram em armamento mais do que todos os anos anteriores... para que será?!
E ainda, se mandam desarmar o Irão, no que toca a armamento nuclear... esqueceu-se de fazer o mesmo com Israel. Sim, eu sei, há sempre uma boa razão!

FreePalestine disse...

Para o M20pinto-http://www.youtube.com/watch?v=0P-hvPJPTi4
a credibilidade não esta nas comparações mas nos factos!

"Segundo entendi, este prémio não é pelo que ele já fez – até porque ainda não teve tempo suficiente – mas pela esperança que ele trouxe ao Mundo e acho que isto é indesmentível."
sendo assim devia de receber o Nobel da esperança (sera que existe???) e não o da paz quando esta em conflito mas são opniões.

FreePalestine disse...

um documentário sobre o novo Nobel da Paz para quem ainda não viu, talvez olhe para o fantoche com outros olhos-
The Obama Deception

Mário Pinto disse...

...hello!!??
Estão aí??
Não esqueçam que Barack Obama é o Presidente dos Estados Unidos da América.
Obama não é presidente de um qualquer clube recreativo de um qualquer bairro.
Obama não é o merceeiro da nossa rua.
Decerto que compreenderão (?) que Barack Obama não pode cingir-se apenas pelos seus interesses pessoais mas tem de encarnar o papel de homem de estado que na verdade é.
Por acaso esperavam que ele se comportasse como um cidadão comum?
Por acaso esperavam que ele fizesse tábua rasa dos interesses americanos?
Temos aqui ingénuos? Ora…
E até escrevo mais: Se ele o fizesse, muitos dos que agora aqui o criticam por ter recebido um prémio que ele não pediu – note-se! – iriam criticá-lo da mesma forma.
Pelo tom, diria que ele é preso por ter cão e preso por o não ter. No caso até tem e é de raça portuguesa, para gáudio de muitos…

Vá lá! O homem é americano e preto e ainda assim não acham que já teve “castigo” que chegasse?
Deixem-no lá gozar o prémio e façamos nós todos os possíveis para que venhamos nós a ganhá-lo.

Anónimo disse...

Espero que a sua "esperança" não se desvaneça! Assim como espero que não lhe aconteça, o mesmo que aconteceu a Yitzhac Rabin, nem que financie golpes de Estado , como Kissinger.
O verdadeiro messias, salvador da Humanidade chegou! Aleluia!

FreePalestine disse...

"Barack Obama não pode cingir-se apenas pelos seus interesses pessoais mas tem de encarnar o papel de homem de estado que na verdade é."
Homem de estado o fantoche Obama!??
"Por acaso esperavam que ele fizesse tábua rasa dos interesses americanos?"
Quanto muito será homem dos interesses do grupo Bilderberg.(se é que você sabe que grupo é esse)

"Vá lá! O homem é americano e preto e ainda assim não acham que já teve “castigo” que chegasse?"

"castigo" em relação a quê? ao facto de ser negro!? ( preto é termo racista)

Sabia que Pinto Balsemão,José Sócrates,António Costa,Rui Rio,Manuela Ferreira Leite,Durão Barroso,Manuel Pinho entre outros já participaram dessas reuniões do grupo Bilderberg?
O tratado de Lisboa esta para breve(só falta a assinatura da Republica Checa) e quando isso acontecer 1 dos objectivos do grupo Bilderberg a Nova Ordem Mundial fica mais perto, inicio de um novo ciclo de Fascismo.
Faça uma pesquisa M20pinto e deixe de acreditar na propaganda que as televisões lhe oferecem.

Anónimo disse...

FreePalestine

Deixe, que á conta das pessoas só verem o que querem, ou o que lhes é impingido, é que o Mundo já não tem volta a dar. Nós que nos pomos de fora, cruzamos informação, como sempre somos os mensageiros do demónio, agora só falta a caça às bruxas, dentro do feudo que se está a tornar o mundo! Mas lá chegaremos.
Bem dizia Nietszch! Grande visionário!
O melhor trabalho do demónio, foi fazer crer que não existe!

FreePalestine disse...

Fada do bosque

A caça as bruxas(povo) já começou aqui pois o cartão de cidadão com chip,chip nas matrículas,camaras a serem instaladas no porto e lisboa,as televisões que só passam propaganda dos grupos que os comandam,isso tudo são formas de controlar a população para não falar da vacinação ao H1N1(lançado para reduzir a população mundial).
O Demónio existe e esta a GOVERNAR o Mundo infelizmente.

PS- farmacêuticos querem cobrar por dar informações aos clientes!!!!
Onde isto vai parar...

Anónimo disse...

FreePalestine
Eu sei... começou, desde que o nosso Bilderberg fez um Index para os jornalistas não corruptos, em que a transparência dos factos é o seu lema de jornalismo. Dou-lhe doie exemplos ou três, Carlos Narciso, Orlando Castro Emídio Rangel. Despedidos por divulgarem a verdade. Para eles, as bruxas, são quem passa a informação credível. O mesmo irá acontecer com a net, quando for substituida a WEB, pela CLOWD em 2012, como Bill Gates mandou o administrador da Windows, vir anunciar aqui a Portugal há uns meses.- Ninguém precisará de comprar programas, serão oferecidos- disse- ficarão nas mãos de especialistas e nós só precisaremos de monitor e teclado - acrescentou. Aí sim, começará a caça a todos e mais alguns, que passam informação, como a que estamos a passar agora, só que poucos sabem disso! Infelizmente. Tenho no meu blogue, os links de dois desses jornalistas...
E nós, com o Bilderberg que controla a informação toda na Europa. O único membro efectivo é português...

FreePalestine disse...

Fada do bosque
concordo plenamente com tudo o que disse e já retirei os links sobre esses jornalista para ver mais tarde.Por isso qualquer comentário ou programa tem sempre os mesmos comentadores tal como na politica e no poder, sempre os mesmos só muda a cor.
Blog a seguir para quem procura a verdade-
http://ovigia.wordpress.com/

Mário Pinto disse...

Ó querido

Quando referi o termo "preto" sabia o que estava a dizer mas o "querido" não quis (?) entender a ironia.

Quanto a si, fada da floresta, por que vc não existe não perderei mais tempo consigo. É que a maga do eucaliptal dispara para todo o lado para ver se ao menos acerta uma, mas continua a errar o alvo.
Fique aí com o "querido" free não sei quantos, que decerto que farão um lindo par (de jarras).

Anónimo disse...

M2Opinto

Isso é a típica baixeza da falta de argumentação... Fica-lhe bem.

Mário Pinto disse...

Ó Fadinha

Acha mesmo que não tenho argumentação????
Olhe que tenho! Olhe que tenho!
Mas diga-me, se vc vai buscar alhos quando falamos de bugalhos, que espera que eu lhe responda?
Porque vi que a fadinha é uma pessoa repleta de certezas, desisti de argumentar consigo, apenas e só.
Fui desagradável? Acredite que foi sem intenção.
Quanto ao resto, deixemos o Tempo correr, mas não sem antes lhe perguntar - se não for abusivo da minha parte - quem, em sua opinião, mereceria o Nobel da Paz.
Estou curioso, confesso...

Seja qual for a sua resposta, ou até mesmo a ausência dela, foi um prazer polemizar consigo, acredite.

FreePalestine disse...

Depois de ir votar e saborear umas tripas a moda do porto com um belo vinho do Douro passei por aqui para ver qual era a argumentação que M20Pinto trazia desta vez sobre o fantoche dos Illuminati Obama! Eis que para meu espanto a sua argumentação não são factos para elevar a "conversa" mas sim insultos sendo assim um bem aja para si e continue na ignorância do que o rodeia.
O insulto é fácil a argumentação é difícil por isso este será o ultimo post relativo a algo que você diga.

Mário Pinto disse...

Ó free, se vc tomar uns sais de fruto verá que a azia provocada pelas tripas passará num instante.
Já quanto ao facto de não me responder, acha que isso me causa qualquer transtorno? Era só o que faltava.
Insultos? Quando vc me responde da forma que o fez insulta a minha inteligência e eu nem me queixei. Limitei-me a seguir a sua onda.
...há! Tb gosto de vinhos do Douro, mas prefiro uma boa posta mirandesa.

FreePaslestine disse...

Obama é indicado para o Nobel da Paz(guerra) 12 dias depois de ser eleito 44ºPresidente dos Estados Unidos da América acaba por ser distinguido com o Prémio Nobel a 9-10-2009.
Presidente do comité, Thorbjoern Jagland, diante de uma plateia composta por jornalistas de vários meios de comunicação social norueguesa disse "É difícil escolher um vencedor do Nobel da Paz que esteja mais em sintonia com a determinação de Alfred Nobel".
Agora compreende-se o porque de ganhar esta distinção pois estando em sintonia com a determinação de Alfred Nobel(inventor da Dinamite) o Presidente Obama esta lá para acender o rastilho da Paz...

FreePalestine disse...

O que se passa nos E.U.A que as televisões não mostram.
http://www.youtube.com/watch?feature=channel_page&v=bJF5cUWXA_A

Anónimo disse...

Qualquer dia estala ai uma nova guerra..
Com o avanço da nanotecnologias..
programas de enriquecimento de urânio..
e manipulação da opinião pública..
Só mesmo a sensatez de quem toma as medidas para nos salvar!!