quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sobre os Abusos no Colégio Militar

Como o nome dado à própria história indica, tratam-se de abusos. Mas todos sabemos que "militar" sempre rimou com "disciplina férrea" e que a disciplina nestas realidades é conseguida, se necessário, à força. Com métodos que seriam inadmissiveis em qualquer realidade não-militar. Assim sendo, e por mais paradoxal que possa parecer, temo que este caso dos abusos esteja a chocar mais quem nunca ou dificilmente optaria por meter lá os filhos do que aos pais de ex-alunos e de actuais alunos do Colégio Militar.
(Imagem: Comando Motard)

5 comentários:

J. Maldonado disse...

"(...) temo que este caso dos abusos esteja a chocar mais quem nunca ou dificilmente optaria por meter lá os filhos do que aos pais de ex-alunos e de actuais alunos do Colégio Militar."

É natural, pois a maioria dos pais são militares do quadro, nomeadamente oficiais, pois os filhos de sargentos e praças do quadro vão para os Pupilos do Exército...
Esses abusos, comummente denominados de praxes, não são oficialmente reconhecidos pela Instituição Castrense, mas são oficiosamente tolerados...
Enfim, não é só na Igreja que existe a hipocrisia...

Angelo disse...

A mim quer-me parecer mesmo isso! Para eles é quase igual ao litro! Mas o Colégio esquece-se que hoje em dia o público escrutina. E 5 dias de suspensão não são suficientes!

Anónimo disse...

Para mim os abusos na vida militar, tal como na vida académica, são formas aberrantes das pessoas darem azo à sua imaginação maldosa, tal como em nome de Deus se fez e se faz tanta coisa. para mim há um problema de sentimento de inferioridade que se acentua quando se pode ou é tolerado estes abusos!
Gente má, pais, tios , primos , amigos e irmãos. Gente com grandes problemas psicológicos!
Quando se maltrata uma criança por ser criança bem está tudo dito.
São iguais ou piores que a malta da Casa Pia!
Francamente.

lusibero disse...

"ACTIVISMO...": só não compreendo como só agora se fala disto. Tenho idade suficiente para poder dizer que, por casos relatadoshá anos, por pessoas amigas, estes e outros abusos já se lá passam , há muuuuito tempo!
Lusibero

ex-aluno disse...

É natural, pois a maioria dos pais são militares do quadro, nomeadamente oficiais, pois os filhos de sargentos e praças do quadro vão para os Pupilos do Exército... (por Maldonado)

Eu sou filho de soldado e andei no CM.
Com muito orgulho e dsciplina farei de tudo hoje e sempre para defender o CM dos abusos constantes de que é alvo da comunicação social, a mim, certamente se juntam outros ex-alunos, e fica ressalvado que no colégio nao existe praxes mas sim tradições... a todos os ex-alunos um forte ZACATRAZ