quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Crise – Uma História Simples

Recebi há pouco por e-mail uma adaptação tuga da crise actual. O terrível desta história é que, com mais ou menos figurações, demonstra bem o quão tascosos são os mecanismos em que assentam o actual modelo económico.
.
"O senhor Silva tem uma tasca, na Vila Carrapato, e decide vender a fiado aos seus leais fregueses, quase todos bêbados e desempregados. Porque vende a crédito, aumenta um pouco o preço de cada copo. O gerente do banco local, ousado administrador formado em gestão e com MBA, decide que as dívidas da tasca constituem, afinal, um activo rentável, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento, tendo o registo dos fiados como garantia.
.
Uns seis executivos de bancos, mais adiante, transformam esses créditos em OVNI, SOS e outros acrónimos financeiros que ninguém sabe exactamente o que querem dizer. Esses adicionais instrumentos alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de títulos na Bolsa, cujo lastro inicial todo o mundo desconhece (o tal livro de fiados do senhor Silva). Esses títulos passam a ser negociados com garantias reais em mais de 73 países.
.
Até que alguém descobre que os bebedolas de Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas e a tasca do senhor Silva vai à falência. E toda a cadeia se desmorona."

4 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

depois vêem os cetelem e os cofidis e é como por gasolina no lume...

Tiago Moreira Ramalho disse...

parabéns activista, este foi um dos poucos textos que tenho lido que está correcto. aliás, vou copiá-lo, se mo permite, para O Afilhado.

abraço

TMR

Unknown disse...

muito bom o texto! gostei bastante! tb gostaria de copiá-lo pro meu blog!

um abraço

http://periclesvc2008.blogspot.com

TN disse...

Contada assim, esta história recordou-me os esquemas da D. Branca.
Aproveito para (o)vos convidar a visitar o blog e podcast http://emcontraluz.blogspot.com/

cumprimentos,

Tiago Neves