sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O PS está a subir

Cada sondagem vale o que vale e o que é evidente hoje poderá não sê-lo amanhã. Mas esta sondagem vem confirmar os efeitos de algumas medidas governamentais dos últimos dois meses. Aumentos na Função Pública, subida do salário mínimo, reacção á crise internacional, distribuição maciça de Magalhães, um orçamento de Estado simpático, entre muitos outros aspectos que tem ajudado a apagar a imagem inflexível que Sócrates passou nos últimos três anos. Até Outubro de 2009, o Governo continuará a distribuir doces.
.
Se aliarmos o panorama acima com a dificuldade de afirmação que Ferreira Leite está a ter, os dados estão lançados para que o PS tenha bons resultados em 2009. Ainda falta um ano, é certo. Mas o empenho do Executivo em cair nas boas graças do eleitorado tem-se feito sentir diariamente.
.
As sondagens começam também a comprovar uma tendência interessante. Um bom resultado dos partidos à esquerda do PS está dependente da performance do mesmo, mas igualmente do insucesso do PSD. Quanto mais o PSD vacilar, entregando de bandeja uma maioria aos socialistas, mais se verificará uma fuga de algum eleitorado socialista sobretudo para o BE, mas também para o PCP. Pelo contrário, caso o PSD recupere e ameace de facto uma maioria socialista, o BE e o PCP verão alguns destes seus eleitores tipicamente socialistas a inclinarem-se novamente para o PS.

2 comentários:

Heido Klumo disse...

não me surprende. a manela sempre calada...que é que se há de fazer? Não há oposição em Portugal!

Anónimo disse...

as sondagens sao pagas. Quem as faz? o rui do sportingui, vulgo sindicalistas PS PS ? quandp xegar a hora da verdade ficam todos cagadus.