quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ver para Crer

Num debate que foi o mais animado entre os dois concorrentes, McCain esteve bem, mas não suficiente. Começa a ser difícil que a vitória escape a Obama. Mas o que podemos esperar de uma administração democrata na Casa Branca?

A onda de euforia em torno de Obama (nomeadamente na Europa) é normal e até pode ser positiva. Depois de Bush, qualquer administração democrata representará uma lufada de ar fresco. E Obama, com o seu estilo “neo-I-have-dream”, representa de facto uma grande esperança para os destinos do gigante americano.
.
Esperam-se mudanças sérias na abordagem da política internacional, da política económica, de saúde, do ambiente, entre outros domínios. No fundo, espera-se uma administração americana mais próxima do paradigma europeu de centro-esquerda.
.
Mas a história americana já nos demonstrou por diversas vezes que é preciso grande cautela quanto se espera demais de uma administração democrata. As expectativas excessivas podem rapidamente dar lugar a estrondosas desilusões.
.
Esperamos, como é evidente, que Obama dê a McCain uma valente sova eleitoral. Daí até embarcarmos numa onda de euforia em seu torno vai uma grande distância. Desculpem-me a cautela algo conservadora: Obama sim (sem dúvida!), mas prefiro ver para crer.

Sem comentários: