terça-feira, 21 de outubro de 2008

Em nome da verdade

Respondendo ao alerta lançado pelo País do Burro, reproduzo o texto abaixo e solidarizo-me naturalmente com a causa dos trabalhadores com deficiência, para que 2010 não seja uma repetição de 2008 e 2009. Apelo também a todos os bloggers que por aqui passam para divulgarem esta mensagem.

- "Deficientes voltam a ter mais benefícios fiscais em 2009" – Agência Financeira.
- "Governo reduz impostos para os contribuintes com deficiência em 2009" - Público
- “Deficientes têm redução no IRS” – Diário Económico
- “Orçamento para tentar atenuar efeitos da crise” – TVI

Os títulos são estes, mas a verdade é muito diferente. É preciso divulgar junto da opinião pública o que realmente se passa com os impostos dos trabalhadores portadores de deficiência que, para além da parte do salário real que é levada pela inflação, ainda têm que enfrentar um agravamento fiscal, introduzido em 2007 pelo Governo Sócrates, em nome de uma justiça social que afastou a sociedade das suas responsabilidades de inclusão destes cidadãos.
.
Imagine se os seus impostos tivessem aumentado assim. E imagine que o que lia nos jornais, o que ouvia nas rádios e o que via nas televisões era o oposto da realidade que estava a viver. Para além de sentir na pele a injustiça de uma medida que limita decisivamente o seu direito à inclusão social, ainda se sentiria usado como propaganda numa campanha em que se diz que os seus direitos foram reforçados.
.
Os trabalhadores portadores de deficiência não têm assessores de imprensa para fazer títulos de jornal. Por isso contam com a colaboração de todos nós para a divulgação de uma verdade que não consta das notas de imprensa distribuídas pelo Governo, que os média se limitam a republicar: a tributação dos cidadãos portadores de deficiência aumentou em 2007, aumentou novamente em 2008 e ainda vai aumentar mais em 2010. O que o Governo fez foi apenas dar uma trégua de um ano nesse agravamento fiscal e adiá-lo de 2009, ano de eleições, para 2010.

Sem comentários: