terça-feira, 28 de outubro de 2008

Lá se foi a irreverência de Manuel Alegre?

Em artigo hoje publicado no DN, Manuel Alegre relembra que a sua moção de há quatro anos atrás sublinhava os perigos da globalização desregulada e dos mercados financeiros frenéticos, a necessidade de reforma de algumas organizações internacionais, entre outros domínios tão em voga. Hoje, no entanto, Alegre deixou de ser um irreverente no seio do PS ao defender as referidas reformas.

Hoje, qualquer socialista que se preze saúda a necessidade de regresso à regulação estatal em diversos domínios dos mercados. Qualquer socialista que se preze saúda Keynes e Krugman, esses grandes mestres do papel do Estado na Economia. Aplaude os desaires do sistema neoliberal, tirando apressadamente da gaveta algumas máximas da social-democracia do pós-guerra.
.
De Sócrates a Alberto Martins, de Pedro Silva Pereira a Vital Moreira, todos parecem agora concordar com a necessidade de regulação dos mercados. Alguns até, por estudarem pouco, sublinham que se trata de um triunfo da Terceira Via, como se tal movimento não fosse um dos grandes responsáveis da mudança de posicionamento da social-democracia europeia nos anos 90 rumo às virtudes do Estado Mínimo.
.
Perante esta mudança de face do PS em poucas semanas, Manuel Alegre bem pode tentar lembrar que defendeu a regulação e reformas profundas há 4 anos atrás. Ó Manuel Alegre, isso pouco importa, meu caro. O que importa mesmo é que hoje todos os socialistas são quase tão irreverentes como tu nestes domínios. Pelo menos, da boca para fora…

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JRV:
você enganou-se.

Quando afirma que
"...O que importa mesmo é que hoje todos os socialistas são quase tão irreverentes como tu nestes domínios."
Você deveria afirmar que:

"...O que importa mesmo é que hoje todos os socialistas são quase tão IRRELEVANTES como tu nestes domínios.

Agora que todo o sistema político e social está completamente dominado pelos adeptos do neo liberalismo é que as luminárias do PS nos informam que o Estado deve regressar?

E desaloja-se os sacaninhas neo liberais que o ocuparam como?

Com Revoluções?
Mas isso não se pode. Além de estar fora de moda é demasiado marxista e pcp...

Pedindo por favor?
Mas ao pedido por por favor isso é encarado como se fosse um acto de fraqueza e mais neo liberalismo aí virá.

Com Rezas e mezinhas?
Mas aí somos processados por quebra de direitos de autor...

Portanto é depois de casa roubada que se vem pôr trancas na porta?

E o PS fala de mais Estado quando, por exemplo, aprovou uma versão do código laboral que é ainda pior do que aquela que o senhor Bagão Félix queria aprovar e acham que isso os torna credíveis?

Pessoalmente sabendo o que sei hoje, se estivesse presente há 34 anos atrás quando parece que aconteceu uma revolução que mudou tudo para ficar tudo na mesma tinha imediatamente ido aos cornos aos tipos que se diziam de esquerda...

Estou farto de cataventos.
Mesmo farto.

Unknown disse...

Parece que os votos de protesto no grupo parlamentar do PS na Assembleia não são suficientes para darem a visibilidade ao Poeta!
Sugiro à comunicação social que convide Manuel Alegre para que tenha o seu programa de opinião, nem que seja transmitido depois das tardes da Júlia.