sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Opiniões sobre as Praxes parecem estar a mudar

Há uns anos atrás, quando andava na faculdade, assumir-se contra a praxe era algo quase exótico. “Contra a praxe?!? Porquê? É giro, faz parte da integração. Para quê criticar uma tradição tão divertida?” Felizmente, passados alguns anos, parece que as opiniões começam a mudar.

Não digo que estejam a mudar abruptamente na opinião pública em geral. Mas noto alguma diferença quando algumas elites ou opinion makers se pronunciam a este respeito. Parece que finalmente se começa a fazer alguma distinção entre rituais de boas-vindas (desejáveis em qualquer sitío) e rituais baseados em anedóticas hierarquias que tendem a promover a humilhação a título gratuito, paradoxalmente envoltos numa pseudo-tradição académica.

O debate de hoje na SIC pareceu-me um exemplo neste sentido. No limite, as praxes começam a ser encaradas como rituais algo absurdos onde acontecem frequentemente alguns exageros. Contrariamente ao que antes acontecia, hoje começa a ser exótico ou grotesco defender-se afincadamente as praxes. Ainda bem que assim é. Sinais dos tempos.

3 comentários:

Sócrates disse...

Já agora, o que é a Praxe?

J.Pierre Silva disse...

Convido a ler e comentar o seguinte artigo (e outros relacionados) em:

http://notasemelodias.blogspot.com/2008/09/notas-sobre-praxes-e-praxe.html

Com os melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

-Acabem de vez com essa merda da praxe! -Coisa fascistoide eu proibi o meu filho de participar nessa merda que inclusive já matou gente é de atrasados mentais tais rituais...e anda esta gente nas Universidades parvalhões é o que são.
Só mesmo num país de 3º mundo se vê isto.
aferreira