sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Perigosos Déjà Vus

No debate dos candidatos a vice-presidentes americanos, Palin mostrou-se esforçada. Assente num discurso básico, repleto de clichês republicanos e com alguns tropeções, a sua figura teima em não nos deixar esquecer o que se passou há 8 anos atrás.

Palin é uma paródia que delicia qualquer comediante. A “hockey mom” conseguiu, em pouco tempo, um extenso repertório de gaffes que têm animado a campanha americana. Depois dos bushisms, eis os palinisms em todo o seu explendor.

Precisamente por isso, a figura de Palin não pode deixar de relembrar o que aconteceu há 8 anos atrás. Bush era um auto-assumido parolo, mas que conseguiu ser eleito presidente. E conseguiu ser reeleito. A sua simplicidade e a sua figura de americano genuino colheram fortes simpatias no eleitorado.

É certo que o contexto político era totalmente diferente. De qualquer modo, o “only in America” sempre gerou grandes surpresas. Esperemos que não seja este o caso.

5 comentários:

Angelo disse...

Eu comecei a ver o vídeo, mas confesso que tive que parar a meio... É que acabei de comer...
Se essa mulher acabar na Casa Branca eu mudo-me para Marte!

Anónimo disse...

Caro JRV,
Convinha concretizar quais foram as gaffes !!! Vi 1/2 do debate e creio que Palin surpreendeu pela positiva...e se lá estava algum bronco era Biden.
JNAS

João Ricardo Vasconcelos disse...

Caro JNAS, a forma como o escrevi pode de facto induzir em erro. Não me refiro a gaffes durante o debate, mas sim a partir do momento em que foi confirmada como candidata republicana. Para encontrar essas gaffes, como sabe, basta uma simples pesquisa no You Tube.

Anónimo disse...

God Save America...and the world !
Palin ganha a Biden claramente num parâmetro: é muito mais bonita.
É verdade que no debate de ontem quase não cometeu gaffes, mas quando se fala de Wall Street não se pode descer o nível para o entendimento que o cidadão comum (mesmo o americano) tem de Wall Street que é ... quase nenhum.

Anónimo disse...

Fiat, para isso há os Paulsons e os Greenspan deste mundo...importa é que o poder político os tenha numa short leash.