quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Quando os resultados são grandes, o povo desconfia

Os resultados dos exames nacionais foram tão bons que colocam em xeque a Ministra da Educação. No que à média das escolas nos exames de matemática diz respeito, uma melhoria de 400% só pode gerar desconfiança.

Ora vejamos: “Foram mais de mil as escolas que este ano tiveram uma média no exame nacional de Matemática do 9.º ano igual ou superior a 2,5 valores (numa escala de 1 a 5). Em 2007, tinham sido apenas duas centenas.

Como já se tornou de senso comum, os exames parecem ter sido feitos para “facilitar um pouco mais” do que nos anos anteriores. Não vejo que tal represente uma qualquer catástrofe uma vez que, nos anos anteriores, a proliferação de chumbos também não demonstrava mais do que uma perfeita desadequação entre o que é ensinado nas escolas e o que é sujeito a exame (pelos menos em termos de nível de dificuldade).
.
O Ministério da Educação e a sua titular acabam, no entanto, por sair muito mal desta fotografia ao insistirem que esta melhoria é apenas o resultado de um maior esforço de alunos e docentes. Ó meus amigos, o povo é distraído, mas nem tanto…

3 comentários:

Anónimo disse...

Milagre! Por muito menos há santos canonizados. Informe-se o Vaticano para abrir processo de beatificação. Lá teremos a nossa Santa Maria de Lurdes... Que se tivesse vergonha pediria ao Papa para arquivar o processo.

Anónimo disse...

De facto somente baseado em considerações estatísticas é caso para abrir um processo de averiguações para se tentar determinar o que originou tão estranho acontecimento. Pode não ser milagre mas tão somente batota.
Graco

Anónimo disse...

Pois, pois. Demos um salto de gigante.....mas como, se somos anões?

E já se preparam para EMPURRAR todos os alunos até ao 12º ano de escolaridade, pois já foi anunciada como a próxima barreira da Escolaridade Minima Obrigatória.

Já se adivinham mais estatísticas brilhantes. Números, só números.