sábado, 19 de maio de 2007

E porque não José Magalhães?

Com a saída de António Costa, o seu sucessor foi já apresentado – Rui Pereira. Confesso que fiquei surpreso. O meu censo dizia-me que chegara a vez de José Magalhães.

Sem perder tempo, como nestas alturas se exige, Sócrates apresentou o novo ministro da Administração Interna. Rui Pereira possui, sem dúvida, um currículo muito significativo. Foi director do SIS e foi Secretário de Estado para a Administração Interna nos governos de António Guterres. Embora estivesse apenas há um mês e meio no tribunal constitucional, o convite para ministro foi rapidamente aceite, o que não deixa de levantar algumas dúvidas quanto à promiscuidade entre o poder político e os tribunais, pese embora o pendor diferente do Tribunal Constitucional.

No actual cenário em que se pretendia uma remodelação governamental com o mínimo impacto possível, fiquei surpreso pelo sucessor de António Costa não ser José Magalhães. Pelo desempenho que tem tido enquanto Secretário de Estado da Administração Interna, desdobrando-se em iniciativas diversas e de relevo significativo, parecia-me o sucessor previsível.

No entanto, e pelo que tenho acompanhado pela imprensa, o seu nome nem sequer foi mencionado… Mistérios das dinâmicas de recrutamento governamental…

Sem comentários: