segunda-feira, 28 de maio de 2007

A Discussão da Ota nas Eleições de Lisboa

Pelo relevo político que a questão voltou a assumir nos últimos dias, a Ota poderá ser um dos temas centrais das eleições em Lisboa. Resta saber como o favorito António Costa conseguirá lidar com este assunto.

Com a recente polémica em torno das declarações do humorista Mário Lino, a deslocação do aeroporto de Lisboa para a Ota assume-se como um dos temas centrais da campanha na capital. Embora não tenha conhecimento de sondagens sobre a opinião dos alfacinhas sobre a deslocalização do aeroporto, duvido que sejam muitos os que concordam com a solução Ota. Acredito que a solução mais popular passaria pela manutenção do actual aeroporto da Portela, coadjuvado eventualmente por um aeroporto secundário nos arredores da capital, à semelhança do que acontece com cidades como Paris ou Nova Iorque.

Neste contexto, encontrando-se já as candidaturas alinhadas, a discussão sobre a Ota na campanha para Lisboa começa já a dar os primeiros passos. Fernando Negrão, por exemplo, vai propor um pacto a todos os candidatos com vista à manutenção do aeroporto da Portela. Helena Roseta não revela qual a sua posição, embora insista que os cidadãos da cidade sejam ouvidos a este respeito. Sá Fernandes sublinha que Lisboa poderá perder 1/3 dos turistas com a solução Ota.

Por seu turno, António Costa, apelidado já como “embaixador do Governo”, afirma que na campanha se devem discutir “todos os assuntos, incluindo a Ota”. Este é um tema claramente delicado para o candidato. O ex-número dois do Governo procurará, por todos os meios, evitar a discussão da Ota. Resta-nos agora aguardar, expectantes, a forma como os restantes candidatos o procurarão incomodar com esta questão que, bem explorada, poderia ser determinante no actual cenário eleitoral.

4 comentários:

Armando disse...

Apenas um teste...

Anónimo disse...

Embora concorde com a importância do tema da Ota nas eleições, duvido que adversários de António Costa tenham capacidade para explorar bem o tema. Realço que apenas Fernando Negrão se manifestou até agora irredutivel na manutenção da Portela. Os restantes têm dúvidas, não se querem comprometer ou não querem ir por aí.

Anónimo disse...

Apesar do relevo da questão OTA, é cedo de mais ainda para se saber se será ou não determinante.

Anónimo disse...

Até agora, Costa pegou na questão da forma mais inteligente. A provar a miopia dos adversários e que é de facto o melhor para elevar Lisboa à posição que merece.