domingo, 28 de dezembro de 2008

Samuel Hungtington e a sua obra

Faleceu hoje (Sábado) um dos mais mediáticos politólogos da actualidade. Hungtinton (1927-2008) massificou-se sobretudo após a sua obra “The Clash of Civilizations”. Pessoalmente, apesar de ser interessante, não acho que seja a mais notável.

O Choque das Civilizações representa, a meu ver, um daqueles ensaios deveras ousados de um cientista social em fim de carreira. Está longe de constituir uma obra ciêntifica. Julgo aliás que esta obra de Huntington é tão científica como “O Fim da História e o Último Homem” de Fukuyama. Trata-se, no fundo, de um ensaio.

Neste contexto, enquanto obra marcante de Huntington destacaria, pelo contrário, “A Terceira Vaga”, obra que teoriza sobre as vagas de democratização ocorridas desde o século XIX até à actualidade. Foi esta obra de Huntington que apontou a transição para a democracia em Portugal como pioneira da Terceira Vaga de Democratização, que varreu depois a Europa do Sul (Espanha e Grécia), a América Latina, a Ásia e finalmente a Europa de Leste.

A Terceira Vaga é incontornável para os estudiosos da democracia. Para todos os interessados em dar uma vista de olhos nesta importante obra, poderão consultar parcialmente aqui no Google Books.

Sem comentários: