quarta-feira, 4 de março de 2009

Ingenuidades e Infantilidades

Vasco Campilho, apoiante de Passos Coelho, resolveu promover em força e de boa-fé uma candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa ao Parlamento Europeu. Lançou para o efeito uma petição online. Mas, nestas coisas da política, não basta a boa-vontade e muito menos a espontaneidade. Antes pelo contrário.
.
Ao mesmo tempo que começaram a surgir as primeiras assinaturas, rapidamente se assumiu na blogosfera e no Twitter que se tratava de uma petição mal-intencionada do tipo “Mandemos o Marcelo para Bruxelas, já!”. Ou seja, aquilo que até podia ser uma iniciativa genuína e bem-intencionada, rapidamente foi considerada uma jogada calculista. Entretanto, a imprensa noticiou hoje a iniciativa (e.g. Público e DN), Marcelo já disse que não quer ir para Bruxelas e Pacheco Pereira já começou a distribuir lambada na imprensa e nos apoiantes de Passos Coelho... Enfim, uma sangria…
.
Até acredito nas boas-intenções de Vasco Campilho e até posso dar de barato as de Passos Coelho. Mas parece-me de uma ingenuidade gritante lançar-se uma campanha destas assim sem mais. Em primeiro lugar, sem articular a mesma com o principal visado - MRS. Em segundo lugar, sem calcular muitíssimo bem a forma como a mesma podia ser encarada pela opinião publicada. Os resultados estão à vista…

Sem comentários: