sábado, 26 de abril de 2008

A Disciplina de Ciência Política do 12º Ano

Ainda na sequência da recorrente questão do alheamento político da juventude, vale a pena recordar que só muito recentemente foi aprovada uma cadeira de Ciência Política para o ensino secundário. É uma disciplina opcional e consta que ainda é muito pouco leccionada. Mas poderá fazer parte da solução.

A referida disciplina possui uma base programática ambiciosa, mas que em muito poderá sustentar o interesse dos mais novos sobre os domínios da política, do Estado, da democracia. Eis alguns dos módulos previstos no programa da disciplina.

- O Poder Político e o Estado
- O Constitucionalismo Liberal e os Direitos do Homem e do Cidadão
- As Ideologias Políticas
- A Reflexão Contemporânea sobre as Funções e a Extensão do Estado
- Regimes políticos democráticos e não democráticos
- Sistemas de governo na actualidade
- A relação dos cidadãos com a política
- O sistema político em Portugal

Para os mais curiosos, o programa pode ser consultado aqui. Nas páginas 7 a 9 é apresentada a estrutura de conteúdos do programa.

Sem querer ser corporativista, não faria sentido que a referida disciplina passasse a ser obrigatória no âmbito do ensino secundário?

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro JRV,

Se o que se pretende é dotar os jovens de conhecimentos, que lhes possibilitem um maior envolvimento social e politico enquanto cidadãos, então sim, a resposta á pergunta que finaliza o post terá de ser sim.

Anónimo disse...

Não.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Tive a ler o Programa (até à pag.9) e parece-me, aliás como de costume, extremamente audacioso. O mais certo que não haverá tempo para abordar todas as questõs convenientemente e passar a correr. Que diabo, há cursos superiores que são muito semelhantes à cadeira em questão.

O resultado será aquilo que se vê recorrentemente no ensino, os alunos ficarão com um conhecimento isolado, sem qualquer interligação com as restantes áreas, e por isso, rapidamente se esquecerão.

Já agora quem vai leccionar a cadeira?

João Ricardo Vasconcelos disse...

Caro Rui Gamboa,

Estranhamente ou não, não estou a encontrar informação online para responder à sua questão. No entanto, salvo erro, a disciplina pode ser leccionada, para já, por professores de história, filosofia, economia e direito. Os licenciados em ciência política não são contemplados uma vez que os referidos cursos não beneficiam ainda de uma componente pedagógica.