quinta-feira, 24 de abril de 2008

Santana Lopes: Roteiro de um Regresso

Santana é o candidato que enfrentará Ferreira Leite. Está decidido. Trata-se do político que viu o seu governo ser destituído há menos de 3 anos e meio, numa humilhação quase sem precedentes na democracia portuguesa. Vale a pena recordar o roteiro do regresso do menino guerreiro.

Em Dezembro de 2004, Sampaio destitui o Governo de seis meses de Santana após uma governação catastrófica que até já era alvo de gozo em toda a opinião pública. Santana “desaparece” durante um ano e meio. Em Novembro de 2006, publica um livro com a sua versão da injustiça que lhe foi cometida. No mesmo mês, dá a primeira grande entrevista a Judite Sousa. Saiu-se muito bem, conseguindo justificar aquilo que até há um ano era injustificável.

Já em Março de 2007, consegue ir aparecendo cada vez mais na Assembleia, deixando recados ao líder. Aparece no corrente ano como comentador regular na televisão. Após a derrota do PSD nas intercalares de Lisboa, Santana começa a voltar a falar para o partido, criticando a direcção de Marques Mendes. Em Setembro, consegue a aprovação da opinião pública com a sua atitude de não continuar a entrevista interrompida pela chegada de Mourinho. Em Setembro, com a vitória de Menezes assume interesse na liderança da bancada parlamentar e consegue a aprovação do novo líder.

Em Abril de 2008, depois da demissão de Menezes, Santana é candidato à liderança do partido. Não parte como favorito, mas são poucos os que arriscam o prognóstico de uma derrota catastrófica no embate que se segue.

E amanhã, o que se segue? É fantástico como a “besta” de há três anos e meio consegue hoje ser novamente candidato a líder do principal partido da oposição. Santana Lopes é um verdadeiro fenómeno.

Nota: Este texto constitui uma actualização de um post feito em Outubro de 2007. Suspeito que novas actualizações se seguirão num futuro próximo.

4 comentários:

Anónimo disse...

O estilo de Santana é de enfant terrible, de show man, irreverente, lutador, engraçado, mas não de levar a sério. Esse terá sido o seu erro ao ser primeiro-ministro. Penso que dado as suas características, Santana deverá exibir-se nos congressos, na televisão, no circo da assembleia e resguardar-se de cargos que exijam mais suor que inspiração. Isto se quiser mais do que ser parlamentar ou autarca. Ou seja, se ambicionar a presidência da República.
Manuela é o oposto de Santana. Penso que tem características semelhantes a Cavaco, mas falta-lhe chama. Falta-lhe ambição e suspeito que servirá apenas para o PSD ter um bom resultado.

Anónimo disse...

Esperam-se novos episódios para breve...

Heido Klumo disse...

Santana tem o direito de se candidatar, mas por favor - é mais um pesadelo para o PSD! Não se conseguem livrar dos "pop stars". Pior que isto só o Alberto João!

Anónimo disse...

É verdade sim senhor. Só material para revistas cor de rosa e morangos com açúcar. Uns muito bonitinhos e cheios de rapport, outros aventureiros de almanaque, uma cat woman e para terminar um ogre selvagem! de PSD para MARVEL, quem diria...