terça-feira, 15 de abril de 2008

Sócrates, Fernanda Câncio e o Programa na RTP

O burburinho já se fazia sentir há algum tempo. O PSD está incomodado por a jornalista do Diário de Notícias, e suposta namorada do primeiro-ministro, apresentar agora um programa na RTP2.

Mas os sociais-democratas não sabem (ou não querem saber) como justificar tal incómodo, tendo-se desdobrado em argumentos sem qualquer cabimento (ver aqui e aqui). A estratégia tem sido lançar umas achas para ver se a fogueira pega. Enfim… Aproveitamentos políticos que, infelizmente, não deveriam surpreender ninguém.

Fernanda Câncio possui uma carreira jornalística que a desobriga de prestar provas a quem quer que seja. À partida, não é portanto de estranhar que esteja agora a apresentar um programa na RTP2. No entanto, o seu suposto envolvimento com o primeiro-ministro faz com que a situação seja um pouco mais delicada. Por uma questão de ética, ou mesmo de cautela política, deveria ter procurado manter-se o mais afastada possível de qualquer compromisso profissional extraordinário com organismos ou empresas com participação pública.

Sim, sem dúvida que a vida pessoal de Sócrates apenas a ele diz respeito. Mas quando esta, por alguma razão, se entrecruza com serviços a prestar ao Estado, ou a empresas dele dependentes, a questão começa a ganhar outros contornos...

6 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que me foi dado a saber (espero não estar errado) a Fernanda Câncio é uma contratação da produtora do programa o que arreda, na minha opinião, questões éticas pela eventual ligação ao primeiro ministro. Acho que a importância a dar a este caso é nenhuma. Ao contrário do Jorge Coelho cuja maior qualificação é ter sido Ministro das Obras Públicas, a Fernanda Câncio já era uma excelente jornalista na sua existência 'pré-socrática'. Além do mais, quem lê as suas peças jornalísticas pode verificar que ela não é 'alinhada' ao sistema. Chateia-me o puro aproveitamento político e o politicamente correcto de trazer por casa... E já cantava a Lena d'Água «demagogia, feita à maneira, é como queijo numa ratoeira».

samuel disse...

Ninguém me pode "acusar" de ser sequer simpatizante de Sócrates, mas convinha que o PSD decidisse de uma vez por todas, qual a orientação sexual do Primeiro Ministro, que pretende comentar, insinuar ou aplaudir. Será que ainda têm mais na manga?

Ricardo Giesta disse...

Toda a gente gosta de uma boa telenovela...

Anónimo disse...

Concordo com o comentário do Muno M.

acrescento que o programa terá como temática central as várias problemáticas vivênciadas nos bairros sociais dos arredaores de Lisboa, e a jornalista sempre se mostrou sensível a estas questões, tendo inclusive obra publicada sobre esta matéria.

Portanto, o que seria injusto era a Fernanda Câncio ser excluida deste programa, pelo simples facto de ter, eventualemnte, um relacionamento amoroso com o PM.

Este tipo de atoardas, revela tiques de politiquice ao mais baixo nível, procurando lançar suspeições em lugar de se centrar nas questões essenciais, e na definição de novos rumos, com novas propostas, que se apresentem como alternativas às que têm sido postas em prática por este governo.
`
....à "bomba", não me parece boa solução (ainda se criava um mártir), mas dizer que Menezes tem que ser varrido, já isso é uma verdade de La Palice.

Anónimo disse...

Tenho sempre alguma curiosidade em ler os escritos da Fernanda Câncio, não sei porquê!... a sua imagem tem algo de fisionomicamente desconforme e indicifrável que dá vontade de descobrir. Talvez por isso a leio, nem sempre concluo, e frequentemente não entendo o objectivo e o argumentário das suas crónicas, mas aceito que o defeito esteja em mim.
Mas que aparece imenso, aparece! Porquê ?!

Anónimo disse...

È mentira, mais uma insinuação negra de que Sócrates tem sido alvo:
Fernanda Câncio NÃO È namorada do P.M.. Apenas se trata de uma pêga
que às 5ª feiras savo erro passa
por sua casa para o que profissionalmente está apta.