domingo, 9 de novembro de 2008

Ainda sobre a Manifestação dos Professores

Maria de Lurdes Rodrigues desdobrou-se ontem em entrevistas televisivas. À tarde falou com a SIC, às 20h esteve no Telejornal da RTP e ainda teve tempo para voltar a ser entrevistada na SIC Notícias às 23h.

Repetiu com cada vez com mais vigor que não recuará. Atribuiu a responsabilidade da manifestação à instrumentalização política feita pelos sindicatos em ano de eleições. Um erro crasso de análise, para já não falar do quase insulto que constitui aos 120 000 que hoje protestaram.

Como há muito é sabido, e tal sublinhou há pouco José Manuel Fernandes na SIC Notícias, o movimento de descontentamento nas escolas está muito além da capacidade de mobilização sindical. Os sindicatos, (felizmente para alguns e infelizmente para outros) estão sobretudo a orientar um descontentamento totalmente disseminado que há muito os ultrapassa.

3 comentários:

Unknown disse...

... orientar? orientaram com o memorando de entendimento que assinaram? orientaram em dizer que só negoceiam se suspenderem a avaliação?

... o que eles souberam orientar muito bem foi o seu protagonismo... se fosse professor, exigia a demissão em bloco dos dirigentes sindicais que assinaram o memorando!

pêra-alicate disse...

Não concordo com o "quase" do insulto. Acho que os comentários da Ministra foram um completo gozo para com todos os professores que se manifestaram. Os seus neurónios gélidos produziram esse pseudo-argumento das eleições, e vá de repeti-lo. Em vez de, primeiro, aprender sobre o que é uma manifestação. E segundo, fazer alguma coisa "de terreno" para perceber o porquê de tanto descontentamento e raiva. Sempre a chamar preguiçosos aos professores. Agora vai mudar a argumentação, são pau-mandados.

Anónimo disse...

o que me faz aflição é o vazio de ideias que constitui a política educativa deste governo, que se baseia apenas na distribuição de computadores, uma medida de um incrivel populismo...