sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Campanha Tagus e os Direitos com que não se deve Brincar

A cerveja Tagus teve a triste ideia de lançar uma campanha com o slogan “Orgulho Hetero”. Brincando com o slogan dos movimentos homossexuais, tenta atingir o público heterosexual associando-se à “causa do engate”. Como é natural, a campanha está a gerar polémica e uma contra-campanha encontra-se em curso

Poder-se-á questionar porque é que não se pode/deve brincar com os domínios da homossexualidade. Em breve, certamente a Tagus virá a público afirmar que não era de todo a sua intenção ofender a comunidade homossexual. Antevejo até que alguns defenderão a muito curto prazo a campanha Tagus, acusando de fundamentalistas todos os que se associam à contra-campanha em curso.

Em democracia, existem determinados temas com os quais ainda não é legitimo brincar-se. Porquê? Porque quer queiramos quer não, as tensões sobre os mesmos ainda estão longe de estar ultrapassadas. A questão da homossexualidade é uma delas. A questão do racismo é outro bom exemplo. Por mais paradoxal que possa parecer, o respeito por determinados temas exige uma necessidade de auto-regulação na liberdade de brincar com os mesmos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Acho que estàs a ver a coisa ao contràrio. A Tagus està fazer campanha pela bicharoquice,ao insinuar que os eteros bebem aquela josta.

Anónimo disse...

e quem é que determina com o que pode brincar ou não?

João Ricardo Vasconcelos disse...

Jorge Lopes: Precisamente. A liberdade de brincar (sublinho o brincar) só pode ser determinada pelo bom senso de cada um. Daí eu ter referido a necessidade auto-regulação em democracia quando tratamos de temas ainda sujeitos a algumas tensões.

Anónimo disse...

A lei também pode determinar...