sábado, 1 de dezembro de 2007

1,5 milhões de euros!?!

Isabel Pires de Lima anunciou orgulhosamente que o Estado Português conseguiu adquirir o quadro “Deposição de Cristo” de Giovanni Tiepolo. Custou a módica quantia de 1,5 milhões de euros. Bem… Não será um pouco excessivo?

Sim, bem sei que este tipo de obras tem um valor inestimável. Também sei que a cultura não tem preço e que a colecção dos museus portugueses fica enriquecida com tão importante obra. Mas não será excessivo que o Ministério da Cultura gaste um valor tão significativo num quadro? O referido valor não seria melhor empregue noutro tipo de despesas com a cultura?

Acho importante que este tipo de obras fique nos museus portugueses. Mas custa-me que a sua dispendiosa aquisição recaia exclusivamente no famigerado orçamento da Cultura. Aqui sim se exigia uma forte campanha de incentivo ao mecenato. No actual cenário onde predomina o “discurso do esforço e da contenção”, e mesmo correndo o risco de me chamarem bronco ignorante, não percebo como é que a aquisição de um quadro de 1,5 milhões de euros pode ser encarada como uma vitória da Ministra da Cultura.

2 comentários:

Unknown disse...

Junto-me a si no risco de ser considerado ignorante, no que toca à aquisição do dito...

Cumprimentos,

José Carreira (www.cegueiralusa.com)

Rui Rebelo Gamboa disse...

Também me parece excessivo, apesar de ser um quadro que fora classificado como "interesse nacional" em 1939.

Acho que o dever do Min da Cultura é "investir" na cultura que define o próprio povo português. E este quadro de um veneziano do final do séc. XVII pouco ou nada faz nesse domínio. Enfim, são opções.