quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Uma crise muito útil a António Costa

A crise na Câmara Municipal de Lisboa foi ontem fechada com cedências de ambas as partes. Os 500 milhões de António Costa passaram a 400 milhões. De qualquer modo, António Costa conseguiu afirmar-se bem perante um PSD desorientado.

Perante o desfecho ontem conseguido, alguns questionam o porquê do drama da ameaça de demissão de António Costa. Só pode ser uma pergunta retórica… Ao ameaçar demitir-se, António Costa colocou imediatamente o PSD em xeque. Caso tal acontecesse e existissem novas eleições antecipadas, Costa conseguiria certamente uma maioria absoluta. Por outro lado, e não se tendo verificado o referido cenário, o PSD já sabe com o que pode contar de António Costa.

Sobre o acordo conseguido, parece também claro que o actual presidente da CML saiu por cima. Embora tenha perdido 100 milhões relativamente à sua proposta inicial, conseguiu que os deputados laranjas se abstivessem na votação da sua própria proposta… Brutal. Se acrescentarmos ainda que se tornaram evidentes as divisões entre muitos deputados municipais do PSD e as orientações de Luis Filipe Menenes, concluímos facilmente que a presente crise foi muitissimo bem capitalizada por António Costa.

3 comentários:

Anónimo disse...

É bem visto e concordo. Se bem que António Costa não se pode dar ao luxo de utilizar estas jogadas muitas vezes. Se assim for, cai facilmente no descrédito dos eleitores. Mas sim, esta saiu-lhe bem

ganjamind disse...

Bem queria deixar este comentário no activismo tube, nomeadamente no vídeo chose life - trainspoting
É um clássico, parece que a farpakultural vai usar da criatividade do activismo tube, blogs friendly e publicar com a devida citação
não é por acaso o activismo está mt bem nesta nova versão tv
:)
Sobre a CML a analise é interessante, eu só ainda não percebi o que é que o PSD pretendia. No fundo se provocassem eleições antecipadas provavelmente perderiam em toda a linha. Será que tem tanta urgência em mudar os quadros tendo em conta que mudou o líder?

João Ricardo Vasconcelos disse...

Tracker: Exacto, António Costa não pode gastar muitos destes "game crédits". Mas há que reconhecer que este até foi bem gasto.

Ganjamind: Depois de vos gamar alguma inspiração, acho mais do que legitimo que também retribuam com gamanço aqui no Activismo de sofá ou no Activismo tube. Uma espécie de intercâmbio de inspiração, se quiserem :)
Quanto à suposta crise na CML, pois... De facto também não consegui atingir a estratégia do PSD... E não sei se alguém conseguiu...