segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

PSD apoiará a decisão de Sócrates?!?

O Público noticiou no sábado que o PSD “…apoiará a decisão que o primeiro-ministro tomar em relação à ratificação do tratado de Lisboa. Se José Sócrates optar por referendar o tratado, Ribau Esteves disse que o PSD fará campanha pelo "sim".” O quê???

É verdade que alguns consensos têm surgido ao centro nos últimos tempos. Mas o PSD fazer depender um seu posicionamento da decisão do seu principal adversário é no mínimo caricato.
Demonstra bem o quanto a questão do referendar ou não o Tratado Europeu está a impulsionar contradições tremendas na política portuguesa.

No caso do PSD, a sua direcção já assumiu que não defenderá a existência de um referendo. Mas e se o PS resolvesse, afinal de contas, levar o Tratado a referendo? Neste caso, e dado a delicadeza da questão, o PSD acabaria por não poder fazer campanha contra tal opção socialista. Encontra-se portanto por ficar completamente refém do posicionamento do PS neste domínio. Enfim… O tema do referendo ao Tratado está a despoletar insólitos nunca vistos na democracia portuguesa…

2 comentários:

Anónimo disse...

Brutal. Post certeiro.

samuel disse...

Acho que mesmo antes do tratado o PSD, o PS e o governo (entre outros), já estavam atascados em "insólitos nunca vistos"... :):)