quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O Governo, os Funcionários Públicos e o Presente de Natal

O Governo surpreendeu concedendo tolerância de ponto no dia 24 e no dia 31 aos seus adorados funcionários públicos. Relembro que, nos últimos anos, os funcionários da administração central tiveram de optar por um dos dias, nunca obtendo os dois. Os sacrifícios assim o exigiam. Mas hoje é diferente e os funcionários públicos levam para casa um bom presentinho de Natal.

No entanto, quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Importa, deste modo, saber o porquê de tão simpático gesto de boa vontade. Pode-se rapidamente concluir que é uma forma de compensar a perda de poder de compra dos últimos anos ou o ataque serrado aos direitos dos funcionários públicos. Mas, sinceramente, tudo isto parece uma teoria da conspiração que sabe a pouco. É necessário algo mais substantivo….

Humm… Esperem um pouco… Aqui está! Apenas um dia antes de ser anunciada a tolerância de ponto pelo Governo, o PS viu aprovada na Assembleia da República uma proposta de lei que prevê um aumento de 1% nas contribuições sociais dos funcionários públicos a partir de 2009. No fundo, tomem lá a tolerância de ponto e dêem para cá mais 1% do vosso salário a partir de 2009. Enfim… Este Governo é um brincalhão. É um maroto…

4 comentários:

Filipe Tourais disse...

Deram o que sempre dão, 1 dia pelo natal e outro pelo ano novo. Este ano teve a particularidade de se terem esquecido dos trabalhadores em contrato individual, como tive oportunidade de postar esta tarde.
Abraço.

João Ricardo Vasconcelos disse...

"Deram o que sempre dão, 1 dia pelo Natal e outro pelo ano novo" -Tenho sinceras dúvidas, meu caro. Pelo menos nos últimos 2/3 anos, tal não aconteceu cá para as minhas bandas. Julgo que a novidade deste ano residiu precisamente aí.
Relativamente à questão dos trabalhadores com contrato individual de trabalho, não tinha ideia de existir a referida excepção... O que o leva a pensar isso tendo em conta o despacho emitido? No regime actual, não existe já uma forte aproximação nestes domínios entre os funcionários públicos e os trabalhadores com contrato individual?
Abraço

Anónimo disse...

Começou a campanha para as legislativas de 2009

Anónimo disse...

Lá está, o que se dá com uma mão, tira-se com a outra.

Sócrates veste bem a pele do pai natal que acompanha este post.

Qualquer dia a Função Pública está como a industria vidreira; não consegue cativar trabalhadores. (pois são sempre estes que paga a maior factura na contenção do défice da contas públicas - bem sei que é preciso cortar na despesa com o pessoal, com o peso da "máquina estatal". Mas então e a qualidade dos serviços prestados?)

Cumprimentos e Bom Natal, caro JRV