segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

PND e a Falta de Espaço

Manuel Monteiro mostra-se convicto em avançar com a expulsão da facção de extrema-direita que parece querer conquistar o seu jovem partido. Mas este ataque revela também a dificuldade que o Nova Democracia possui em encontrar espaço no actual sistema de partidos português.

Manuel Monteiro tem-se esforçado por desvincular-se de qualquer extremismo, radicalismo e nacionalismo isolacionista que possa querer tomar o PND. Contrapõe que o seu partido é conservador, liberal e soberanista. Afirma portanto valores que mais não são do que uma quase perfeita caracterização ideológica do CDS, possuindo apenas um toque ligeiramente mais à direita.

Neste contexto, onde espera o líder do PND conquistar militâncias? Pretende atacar a já tão pequena base de militantes do CDS? Ou espera encontrar miraculosamente toda uma base de militâncias até hoje não descoberta no panorama nacional? Dificilmente Manuel Monteiro encontrará um espaço mínimo à direita do CDS que não resvale para a direita extrema e anti-democrática. Os declarados ataques que o seu partido parece estar a sofrer revelam isso mesmo.

Sem comentários: