quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Referendo ao Tratado e “Boas Maneiras”

Os deputados do grupo parlamentar europeu "Esquerda Unida" vaiaram hoje Sócrates e Barroso. A acção teve como objectivo protestar contra a falta de vontade na realização de referendos ao novo Tratado Europeu. Sócrates acusou-os de não terem ou não usarem boas maneiras. Uma acusação curiosa tendo em conta que se dirige a deputados que defendem que os cidadãos se pronunciem sobre o futuro da Europa…

Confesso que ainda não vi as imagens. E concordo que um parlamento não é o local mais indicado para este tipo de protesto. De qualquer modo, julgo que o cenário de hoje representa bem o tremendo paradoxo democrático em que a Europa se encontra. Deparamo-nos com uma Comissão, com um Concelho e com a maioria do Parlamento Europeu fazendo os possíveis e os impossíveis para que os cidadãos não se pronunciem.

O instrumento do referendo, reconhecido como uma ferramenta central nas sociedades democráticas, apresenta-se agora como uma espécie de cancro que importa evitar a todo o custo. Melhor ainda, aqueles que o defendem: ou não têm boas maneiras, ou são contra a Europa, ou são ambas as coisas… Tremendo paradoxo democrático.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ui...a democracia totalitária a mostrar a sua face...! Estaremos perante um novo tipo de fascismo? Again?!

samuel disse...

Se ao menos houvesse uma maneira de garantir que os povos votavam sempre "sim"...