sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Cravinho e o Pacote Anti-Corrupção que ficou na Gaveta

Um ano depois de João Cravinho ter visto o seu grupo parlamentar chumbar o seu pacote de leis anti-corrupção, as feridas parecem ainda não ter sarado. Cravinho acusa Alberto Martins de não compreender o fenómeno da corrupção em Portugal. Alberto Martins acusa Cravinho de distorcer a verdade.

O que me parece evidente, e não uma distorção de Cravinho, é que não foi existiu qualquer esforço significante no último ano de combater de forma integrada o fenómeno da corrupção em Portugal. A lei de Cravinho foi, portanto, daquelas leis que a maioria chumba com o argumento de que pretende algo ligeiramente diferente, mas que dificilmente verão a luz do dia num futuro próximo.

No entretanto, a realidade continua e, neste país de brandos costumes, com mais ou menos alarido se enriquece ilicitamente, contornam-se os impostos, dá-se uma ajudinha a um amigo, fazem-se uns telefonemas, movem-se cordelinhos, almoça-se grátis… Enfim, uma maravilha… Continuamos à espera, sentados claro, da prometida solução socialista para o problema.

1 comentário:

Anónimo disse...

será que alguem consegue explicar o que se passa com a corrupção e com as tentativas de combate a ela? estranho! parece que ninguém é capaz de compreender suficientemente o problema, e não há quem clarifique isto aos portugueses, farto-me de procurar documentos e estudar este caso, porque relamente concordo em pleno com a notica acima, mas não encontro algo de todo esclarecedor, será que até a comunicação social está dentro da corrupção?