segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O Desenterrar da Nova Constituição

Do Congresso de PSD destaca-se o anúncio que o grupo parlamentar começará a preparar um novo projecto de Constituição. Menezes aproveita assim para fazer agenda com um tema que a direita desenterra com regularidade.

Apesar das sucessivas revisões, a direita teima em não se reconhecer na Constituição de 1976. Considera-a carregada de ideologia dos tempos revolucionários. Argumenta que se trata de um empecilho à mudança que o país necessita. No entanto, raramente concretiza quais os reais bloqueios ainda presentes no articulado constitucional.

Quer simplesmente mudar. Quer um texto que surja mais equilibrado em termos ideológicos, retirando assim à esquerda a mais valia que esta possui por poder (por vezes) legitimar as suas posições com base na lei fundamental.

Duvido que esta bandeira da nova constituição possa ter sucesso sequer a médio prazo. Mas tenho uma sincera curiosidade de saber quais as reais opiniões do aparelho socialista sobre a ideia de um novo texto constitucional. Será uma ideia completamente absurda? Ou apenas algo que, para já, não se coloca?

2 comentários:

Anónimo disse...

O PS não vacilará para já. Não lhe interessa. Mas não faltará muito muito para que algum dos seus notáveis comece a levantar a questão, inaugurando assim o debate.

samuel disse...

Não estou a ver o PS a cair nessa esparrela, para já...
A menos que esta era Sócrates dure muito tempo... aí nunca se sabe!...