sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A Face Democrata de Putin?

A presença de Putin em Portugal parece ter trazido novidades. O anúncio de observadores da OSCE nas legislativas russas e a criação de um instituto russo-europeu de promoção e acompanhamento dos direitos humanos são boas notícias.

Putin parece estar decidido a aproximar-se da Europa e a mostrar a sua face democrata. Tenta, deste modo, afastar as criticas à democracia musculada russa. Mas porque escolhe Portugal e a presidência da UE em curso para anunciar tais medidas? Uma mera operação de charme porque sim?

De qualquer modo, e dado o sucesso atribuído à cimeira, Sócrates bem podia retribuir Putin fechando o Terreiro do Paço pela manhã para que este possa livremente fazer os seus exercícios judocas.

2 comentários:

João Ricardo Vasconcelos disse...

PS: A operação de charme democrata surgiu como moeda de troca pela questão dos escudos anti-misseis. Com a mudança recente de poder na Polónia, parece uma boa estratégia.

Anónimo disse...

Contudo, o próprio Putin já referiu, em declarações à imprensa russa, que o dito Instituto seria mais para controlar os 27 do que a Rússia. Isto, também, quando se sabe - segundo a revista SÁBADO - que à sugestão de um relatório do estado dos Direitos Humanos na Rússia, Putin respondeu com o pedido de um idêntico relatório sobre os Direitos Humanos nos 27.