segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Depois de Putin? Mais Putin!

Quando há muito se especulava sobre quem seria o sucessor de Putin e quais os caminhos que o actual líder abriria à sua sucessão, eis que surge a surpresa: Putin encabeçará a lista do seu partido nas legislativas agendadas para Dezembro.

À primeira vista, parece uma solução à Xanana Gusmão. Terminadas as suas funções presidenciais, eis que o Chefe de Estado ambiciona ser primeiro-ministro. Algumas semelhanças podem ser encontradas, embora no caso russo o cerne da questão pareça ser bastante diferente.

Na impossibilidade de se candidatar a um terceiro mandato consecutivo para a Presidência, Putin encontra assim uma forma de permanecer no poder, no centro do poder. E dada a sua popularidade, dificilmente o seu partido não ganhará as eleições. No entanto, o actual presidente não se contentará em assumir a chefia do governo num sistema presidencial. Resta saber como o sistema político se adaptará (ou será adaptado) à nova balança de poderes.

3 comentários:

samuel disse...

Adaptará, sim!
Ele está convenientemente rodeado de "filhos".

Anónimo disse...

Uma jogada de Putin que, de tão simples que é, a torna ainda mais genial. Digna de um Czar!

Anónimo disse...

Temos Imperador nos Açores (não o peixe, é mesmo o César), e Czar na Rússia. (vamos ver se tem golpe de Judo para acumular a presidencia com o lugar de PM)